COLUNAS

min de leitura - #

Foro priivilegiado

Editoria de Política

| Edição de 18 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O senador Alvaro Dias (PV) usou o seu perfil social no microblog Twitter para defender o fim do foro privilegiado para agentes públicos. O tema foi proposto por ele ao Senado através da PEC 10/2013. Segundo o parlamentar, “não há como ocorrer um julgamento célere se o STF (Supremo Tribunal Federal) tem onze ministros e não pode se constituir em uma corte criminal única e exclusivamente.” Em outro post, Dias afirmou que alguns casos não chegarão ao julgamento e haverá prescrição”. “Com essa quantidade de pessoas delatadas, certamente haverá a amarga sensação de impunidade se nós não acabarmos com o foro privilegiado. Há mais de uma década o Congresso debate a reforma política e não oferece ao País modelo político compatível com as aspirações das pessoas”, disse em outra postagem. Para o senador, ou o Congresso acaba com o foro privilegiado, “ou os eleitores acabarão com o foro dos congressistas, derrotando-os nas urnas no ano que vem.”

Missa do Beffa O ex-prefeito de Arapongas, padre Antônio José Beffa (sem partido), informou na sua página do Facebook, ontem, que está retomando o sacerdócio. Ele avisa aos fiéis que no próximo domingo vai celebrar missa, às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Arapongas.

Reunião do IPTU A União Municipal de Mutuários e Moradores de Apucarana (Ummar) está convidando a comunidade para uma reunião amanhã, às 19h30, na sala 1403, no 14º andar do Edifício Palácio do Comércio. A reunião vai discutir o aumento do IPTU com técnicos da Prefeitura.

Amuvi O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, espera a presença de todos os prefeitos na reunião da associação que acontece nesta quinta-feira, às 14 horas, no Anfiteatro Municipal de Jandaia do Sul, que fica na Praça do Café.

Presenças Nesta reunião da Amuvi em Jandaia do Sul já confirmaram presença Lourenço Ildefonso da Silva, da Celepar, Emília Belinati, da Fomento Paraná, e Alexandre Soares Farina, do Grupo Terra Roxa. Segundo o prefeito Beto Preto, importantes assuntos serão discutidos nesta reunião em Jandaia. 

Julgamento I Há uma grande expectativa da comunidade de Rio Bom nesta terça-feira. É que hoje à tarde o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai julgar o recurso do prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) contra decisão de primeira instância que cassou o seu mandato. 
Julgamento II Ene Gonçalves e seu vice Frazinho (PMDB) tiveram o mandato cassado em ação judicial movida pela coligação do candidato adversário Moisés de Andrade (PSDB) por suposto abuso de poder econômico e uso indevido da imprensa na campanha eleitoral. Ene está no cargo por medida cautelar.

Licitações O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vem promovendo fóruns regionais visando capacitar servidores municipais e estaduais sobre processos de licitações. O objetivo é aprimorar seus conhecimentos nas áreas de compras e contratações de serviços terceirizados.

Precatórios Dívidas com precatórios trabalhistas têm tirado o sono de alguns prefeitos do Vale do Ivaí. São valores que vêm acumulando ao longo dos mandatos que, na maioria dos casos, acabam sobrando para um só prefeito pagar quando há uma sentença final por parte do Tribunal de Justiça.

Inauguração O prefeito Beto Preto deve retomar nesta semana a inauguração de novas obras. A primeira deve acontecer no feriado de sexta-feira, na Vila Reis, quando será entregue a Capela Mortuária, que passará a atender o distrito e ouras localidades próximas. O evento foi discutido ontem com o vereador “Marcos da Vila Reis” (PSD).

Centro esportivo  Foram abertas ontem as propostas das empresas que participaram do processo licitatório para a retomada das obras do Centro de Iniciação Esportiva (CIE). A obra do legado olímpico brasileiro foi paralisada, no Parque do Japira, devido a dificuldades financeiras da construtora que havia ganho a primeira concorrência pública.

Vapt Vupt

O prefeito de Rio Bom, Ene Gonçalves, está preparando relatório dos seus 100 dias de governo.      
Ene Gonçalves afirma que, apesar das dificuldades, Rio Bom já acumula conquistas em várias áreas.    
Depois dos políticos, investigações da Lava Jato poderão atingir membros do Judiciário.        
Quem considera importante investigar membros do Judiciário é a ex-ministra do STJ, Eliana Calmon.