OPINIÃO

min de leitura - #

Fortalecimento do ensino superior é estratégico

Da redação

| Edição de 19 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está incluindo no processo de seleção de alunos para o próximo ano letivo dois novos cursos para o campus de Ivaiporã: engenharia agronômica e sistemas de informação. Com as inclusões, a unidade está dobrando a oferta de cursos superiores. 

Instalado no município há 8 anos inicialmente com proposta de levar formação técnica à comunidade, o instituto passou a oferecer também cursos superiores dentro de uma estratégia de priorizar necessidades regionais dentro de uma política de verticalização do ensino. 
Iniciando as atividades formando técnicos em agroecologia, visando impactar na cadeia produtiva local, composta majoritariamente pela agricultura familiar, a implantação do curso de engenharia agronômica dá continuidade ao processo de formação. A implantação desse curso em específico era uma bandeira das lideranças da região de Ivaiporã que está sendo concretizada. A mesma estratégia vem sendo adotada pela instituição com a instalação do curso de sistemas de informação, que dão sequência dentro da proposta do curso técnico em informática. Mais adiante, o instituto fala em implantar programas de pós-graduação.
Muito já falou neste espaço do impacto altamente positivo trazido pela ampliação da rede de ensino superior na região nos últimos anos a partir da instalação do já citado IFPR e também do campus da Universidade Estadual e Maringá (UEM), em Ivaiporã, e também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Apucarana. 
O fortalecimento dessas instituições ao longo dos anos também merece destaque. A UEM está entregando neste ano, após uma série de dificuldades e atrasos, o primeiro bloco do campus da e anunciou recentemente a garantia de recursos para construção do segundo. Em Apucarana, a UTFPR inicia no próximo semestre a primeira turma do curso de engenharia da computação, completando um ciclo de expansão que trouxe cinco graduações na área de engenharia. Também recentemente a instituição inaugurou um novo bloco.
Parte desses avanços, também é importante lembrar, é fruto de uma soma de esforços de lideranças locais em prol das universidades com mobilização política em torno de demandas e de repasses orçamentários. Essa via de mão dupla, entre comunidade e universidades, só traz desenvolvimento não apenas para as cidades sede das instituições, mas para toda a região.
Fortalecer o ensino superior é fundamental para qualquer estratégia bem sucedida de desenvolvimento regional.