CIDADES

min de leitura - #

Frente fria alavanca vendas do comércio

CINDY SANTOS

| Edição de 10 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias refletiram em um aumento de 80% nas vendas de aquecedores, em Apucarana. Entre sábado e anteontem, foram vendidos em média 10 aparelhos por dia nas lojas de eletrodomésticos ouvidas pela Tribuna.

Imagem ilustrativa da imagem Frente fria alavanca vendas do comércio

De acordo com o gerente Maurício Torres, a procura foi tão grande que alguns modelos estão em falta no estabelecimento. “Muitos clientes precisaram esperar mais produtos para comprar”, comenta o gerente, que vendeu 12 aparelhos por dia. 
O dia com maior fluxo de vendas foi sábado, quando o município registrou a madrugada mais fria do ano. O gerente de loja Valter de Souza disse que o estabelecimento chegou a vender 8 aquecedores por dia. “Agora no frio vende muito bem”, reitera.
Enquanto o inverno alavanca as vendas, no verão os aquecedores quase não são encontrados nas prateleiras por conta da baixa procura, observa o gerente de loja, Gildo Nóbrega. “Fora do inverno até vende um ou dois por mês. Mas sabe como é brasileiro, né? Deixa tudo para ultima hora. Só quando esfria, compra aquecedor”, comenta.
Segundo Nóbrega, alguns consumidores acreditam que há queda de preço no verão por conta do baixo fluxo de vendas, contudo, ele afirma que os valores desta linha de produtos ficam melhores no inverno.  
No comércio de roupas o avanço foi mais tímido. A gerente de loja Julia Coelho calcula que o frio impulsionou o crescimento de 15% nas vendas do estabelecimento. Segundo ela, o comércio estava mais parado nos dias que antecederam a queda nas temperaturas. “Estava calor e temos muitas peças pesadas de frio que não estavam saindo. Com a mudança no clima, os clientes começaram a comprar mais”, afirma.
De acordo com o proprietário de loja de roupas e calçados, Eduardo Carvalho da Cruz, o clima frio influencia diretamente na decisão de compra do consumidor.  “Senti que aumentou. Em virtude do clima gelado, o pessoal tende a comprar mais”, analisa.
Nas lojas masculinas, a procura por roupas de frio também cresceu 15%. A gerente de loja Eloisa Rocha disse que o volume de vendas aumentou bastante principalmente no último fim de semana. “De sexta-feira para sábado fez muito frio e muitos clientes vieram comprar agasalhos. E como temos vários itens, o vendedor vai agregando uma blusa, uma calça e assim vai aquecendo as vendas”, conta.
A zeladora Marta Reis, 44 anos, está entre os consumidores que deixaram para comprar roupas de frio na última hora. Ela confessa que não gosta muito deste clima e que evita usar agasalhos no dia-a-dia. Contudo, precisa acordar às 5 horas para trabalhar e sofre muito com o frio. “Esse frio me pegou desprevenida. Não gosto de usar roupas de frio, mas infelizmente acordo muito cedo para trabalhar”, afirma.