CIDADES

min de leitura - #

Frigorífico suspenso demite funcionários

Adriana Savicki

| Edição de 12 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sem realizar abates desde 24 de fevereiro, quando teve a licença ambiental suspensa pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o frigorífico de Apucarana União demitiu, no início da semana, todos os funcionários da linha de produção. Segundo o advogado da empresa, Cirineu Dias, 240 pessoas foram demitidas. 

Imagem ilustrativa da imagem Frigorífico suspenso demite funcionários

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Apucarana e Região (STIAA) lamentou as demissões. Segundo o presidente da entidade, José Aparecido Gomes, como os contratos têm menos de três meses, as rescisões não precisam ser homologadas no sindicato. “Já fomos procurados por funcionários nos informando da situação. Na atual situação econômica é complicado esse número de demissões”, destaca.
A empresa União iniciou os abates em janeiro deste ano no Parque Bela Vista, na planta onde já funcionaram outros abatedouros e que estava desativada desde 2016, após o encerramento das atividades do frigorífico Orion. 
No final de fevereiro, o IAP suspendeu a licença ambiental da empresa, após o rompimento de uma lagoa de contenção. Desde então, os abates foram suspensos e a empresa vinha negociando junto ao IAP e Ministério Público a regularização da empresa. Entre as medidas exigidas pelo IAP, segundo a empresa estão melhorias no sistema de tratamento dos resíduos.
A reportagem da Tribuna não conseguiu contato ontem com os diretores do frigorífico, que não estavam na sede, para comentar o assunto. Contudo, a reportagem apurou, junto a funcionários, que as melhorias continuam em andamento.
A reportagem também entrou em contato com alguns dos funcionários demitidos. “Eles acertaram tudo com a gente, pagaram certinho e vão chamar de novo quando a situação se acertar”, comentou Antônio Raimundo Filho, que era funcionário do setor de abate. Segundo ele, a empresa estava abatendo até 400 animais por dia antes da suspensão, e o clima entre os funcionários demitidos é de expectativa é de reabertura.
O IAP, através da assessoria de imprensa, afirma que não vai comentar o assunto com a imprensa antes da finalização do processo.