CIDADES

min de leitura - #

Frota da região soma quase 300 mil veículos

Da redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A frota cadastrada na região chegou a quase 300 mil veículos. Estatística do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), aponta 299.372 veículos cadastrados em 2019 contra 290.832 em 2018, crescimento de 2,93%. Apucarana e Arapongas somam mais da metade da frota dos 27 municípios pesquisados (ver tabela). Para os gestores de trânsito, do ponto de vista econômico, o crescimento da frota reflete positivamente no desenvolvimento da cidade, mas por outro lado, do ponto de vista da gestão da mobilidade urbana, causa impacto no trânsito.

Arapongas é o município com a maior quantidade de veículos da região: 85.700, um aumento de 3,54% em comparação ao ano retrasado, quando eram 82.764 registrados. Já Apucarana teve o mesmo percentual de crescimento que o município vizinho, com um aumento de 80.921 para 83.791. “O crescimento da frota é sinal que a cidade está se desenvolvendo mas existe a pressão dos carros que vem de outras cidades”, aponta o superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes.
Ele observa que Apucarana é polo do Vale do Ivaí e concentra órgãos estaduais e federais, universidades, além de ficar no centro do eixo Londrina/Maringá, o que faz aumentar a circulação de carros, motos, ônibus e caminhões nas ruas da cidade. De acordo com ele a solução é aliar técnica a tecnologia para fazer o trânsito fluir. Entre as alternativas, ele destaca a possibilidade de transformar as ruas paralelas em mão única, modelo de trânsito conhecido como sistema binário.
“O prefeito Beto Preto já havia pensado em implantar o sistema binário para melhorar o fluxo da cidade. Além de liberar dois lados para o fluxo, também evita conversão à esquerda que gera muitos acidentes. Na revisão do Plano Diretor já estamos vendo esta questão”, analisa.
Outra alternativa é melhorar o transporte público e torná-lo mais atrativo. “Temos que repensar as linhas e criar um sistema inteligente de tráfego para fazer fluir e convencer o cidadão a não usar o carro e usar o ônibus”, afirma.
Reclamação constante dos motoristas é sobre a falta de vagas para estacionamento no centro da cidade. Segundo Mendes, as novas construções já estão sendo projetadas com espaço para estacionamento. “Este é um grande problema no mundo inteiro. Vamos convocar mais agentes de trânsito e também trabalhar no aplicativo para disciplinar mais a questão do rotativo”, assinala.

Arapongas aposta em descentralização
Para o secretário de Segurança de Arapongas, Paulo Sergio Argati, o município tem a maior frota de veículos devido ao avanço do polo moveleiro. “Além disso, existe a facilidade em adquirir um veículo”, observa.
Diante do número de veículos cadastrados no município, somados aos que vêm de fora, a secretaria tem desenvolvido estratégias para organizar e desafogar o trânsito. Entre as alternativas está o projeto de interligação dos bairros.
“O objetivo é descentralizar o trânsito. Muitos motoristas precisam passar pelo centro para se deslocar para outras regiões do município. Fazendo esta interligação, vai melhorar o fluxo”, assinala.
Segundo Argati, o setor realiza estudos diariamente para melhorar o trânsito, investindo em sinalização horizontal e vertical, semáforos e educação no trânsito. “Arapongas evoluiu bastante e não foi projetada para essa quantia de veículos. Não imaginava que chegaria a 85 mil e agora é uma realidade. Por isso o município está se desdobrando nesta questão”