CIDADES

min de leitura - #

Geada traz mais prejuízos ao campo

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nova onda fria que atingiu a região ontem, com incidência de geadas em vários municípios, aumenta o alerta no campo e amplia estimativas de perdas. Segundo informações do Departamento de Economia Rural (Deral), lavouras de trigo, milho, café, cana e banana estão entre as mais atingidas. 

Conforme o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Deral do Núcleo Regional da Secretatia de Agricultura e Abastecimento  (Seab) de Ivaiporã, os municípios mais atingidos foram Faxinal, São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Lunardelli, Jardim Alegre e Ivaiporã. 
“Nas lavouras mais adiantadas no trigo na região, imaginamos perdas de 15% a 20%. Para o milho, que já tinha perdido metade por causa da estiagem no período do plantio e pela última geada, as perdas devem chegar a 60%. Tem algumas lavouras que, individualmente, vão perder 100%”, comentou Empinotti. 
Para cana-de-açúcar, cultivada principalmente na região de São Pedro do Ivaí, a estimativa de perda, segundo Empinotti, é de no mínimo 20%. “Um quarto, a área plantada mais nova, quase que na sua totalidade, será perdida”. 
Ainda de acordo com o agrônomo, prefeituras da região estão se movimentando e podem decretar situação de calamidade em virtude da geada. “Com a situação de calamidade caracterizada, fica mais fácil para que os produtores possam receber o seguro pelo sinistro ocorrido em suas propriedades”, completou. 

APUCARANA
Nos 13 municípios da Seab de Apucarana, a geada registrada ontem, apesar de ser considerada no geral de fraca a média intensidade, trouxe perdas para diversas culturas.  
Segundo o técnico do Deral, Adriano Nunomura, as culturas mais atingidas foram as pastagens, hortaliças a céu aberto, banana e parte do trigo. “O trigo é a principal cultura de inverno da região e está em torno de 15% das áreas na fase de floração, fase suscetível para perdas com geadas. Nestas áreas atingidas, o potencial produtivo deve ser reduzido, mas como foi um evento recente, ainda não é possível estimar as perdas”, comenta. 
De acordo com ele, o café também foi atingido, mas as perdas na produção serão para a próxima safra, pois os grãos desta safra já estão em maturação e em torno de 40% da produção colhida.