CIDADES

min de leitura - #

GM de Apucarana firma convênio com Sesp-PR

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Guarda Civil Municipal de Apucarana poderá compartilhar todas informações disponíveis na rede informatizada da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná. O termo de cooperação técnica foi firmado na manhã de ontem, na sede da secretaria. Pelo acordo, as instituições ficam comprometidas a ceder, entre si, informações de seus sistemas de gestão e de registro de ocorrências, da Sesp

O ato de formalização do convênio teve as presenças dos secretários de saúde, Beto Preto, e de segurança, Coronel Rômulo Marinho Soares; prefeito Junior da Femac; e o comandante da GCM, Alessandro Carletti. Também participaram o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança, Capitão Cláudio Todisco; e a chefe de gabinete da Secretaria, delegada Luciana de Novaes. 
O termo irá facilitar o trabalho de investigação e inteligência das forças policiais, e viabilizar um atendimento mais rápido às demandas da população, inclusive por meio da Guarda Civil Municipal. “A partir deste convênio, a Guarda Civil Municipal de Apucarana será capacitada a registrar e editar ocorrências na plataforma do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), sistema já utilizado pelas polícias Militar e Civil”, informa o prefeito Junior da Femac. 
Outras questões abrangidas no termo de cooperação envolvem o acesso às notificações de violência infantil e contra mulheres, além do fornecimento da base cartográfica da cidade, com pontos de interesse para a Segurança Pública.
“Essa integração de sistemas contribuirá para ampliar a efetividade da Guarda Civil Municipal. Vamos ter na íntegra as consultas a sistemas de checagem de placas veiculares, identificação pessoal, mandados de prisão em aberto. Enfim, vamos dispor de um banco de dados, permitindo maior agilidade no nosso dia a dia de trabalho”, avalia o comandante da GCM, Alessandro Carletti.