COLUNAS

min de leitura - #

Governador em Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 14 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após uma longa espera, o projeto da “nova” Avenida Cristiano Kusmaull, em Apucarana, vai enfim sair do papel. O processo ficou parado nos oito meses do governo de Cida Borghetti (PP) e agora voltou a tramitar com o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e com o apoio direto do secretário da Saúde, médico Beto Preto. A liberação de R$ 2,6 milhões, via Fomento Paraná, será feita pessoalmente pelo governador Ratinho Junior (PSD), nesta quarta-feira, em ato previsto para as 9 horas, no residencial Interlagos, junto ao acesso da nova escola e UBS do bairro, inclusive com a presença de Beto Preto. O prefeito Junior da Femac (PDT) está eufórico com a liberação dos recursos, que serão somados a uma contrapartida de R$ 500 mil do Município. “Nas próximas semanas lançamos o edital de licitação da obra”, anuncia Junior.

Recepção Com a confirmação da agenda em Apucarana, o prefeito Junior da Femac está preparando uma calorosa recepção ao governador Ratinho Junior, para a qual ele convoca a população para estar presente. “Será a primeira vez em seu governo que Ratinho Junior virá para uma solenidade oficial do Estado em Apucarana”, assinala o prefeito, reiterando que se trata de uma conquista de grande importância para a cidade.

Atendido Depois de muito insistir, o vereador José Airton Deco de Araújo (PR) terá seu pedido de melhorias na Avenida Santa Catarina, em Apucarana, atendido pela administração municipal. Ele diz ter recebido informação do prefeito Junior da Femac que já foi elaborado um projeto para alargamento da pista daquela via nas imediações onde está instalado o Cisvir.

Tarifa de água Já o vereador Lucas Leugi (Rede) fez um pronunciamento na sessão da Câmara, ontem, dizendo-se feliz pela possibilidade de o Tribunal de Contas do Estado rever o reajuste de 12,13% na tarifa de água da Sanepar. Segundo ele, isso já é resultado da luta de muitas câmaras de vereadores numa demonstração de que, quando há união dos políticos, muito se consegue.

Transporte coletivo O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), também manifestou-se satisfeito, na sessão de ontem, com o desfecho da licitação do transporte coletivo urbano do município. Ele lembrou que a abertura dos envelopes das empresas está marcado para o próximo dia 23, às 9h30. “Há 40 anos a cidade aguarda esta licitação”, disse.

Ausência sentida A ausência da deputada federal Luísa Canziani (PTB) em reunião de senadores, deputados federais paranaenses e reitores de universidades federais do Estado foi sentida pelos participantes. Ligada à Educação, muito por conta da trajetória de seu pai, o ex-deputado Alex Canziani (PTB), ela alegou indisponibilidade de agenda.

Ciretran de Ivaiporã O servidor público de carreira Francisco Maia, mais conhecido como Chico Maia, assumiu oficialmente na semana passada a chefia da 38ª Ciretran de Ivaiporã, nomeado pelo governador Ratinho Junior. Chico Maia já atua na área desde 2004. Sua indicação partiu do ex-prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSDB), com aval do atual prefeito Miguel Amaral (PSDB) e do deputado estadual Ademar Traiano (PSDB).

Abrangência Chico Maia também teve o apoio direto do diretor geral do Detran-PR, coronel César Vinícius Kogut. A 38ª Ciretran de Ivaiporã atende dez municípios da região: Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Lunardelli, Lidianópolis, São João do Ivaí, Jardim Alegre, Manoel Ribas e um posto avançado de Cândido de Abreu.

Papel ineficiente O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso criticou ontem, em palestra na FGV-SP), a fiscalização das contas eleitorais no País e a atuação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do qual é vice-presidente. “O TSE desempenha papel ineficiente na fiscalização das contas”, disse. O ministro criticou a punição dada aos candidatos que não cumprem as regras e disse que as “sanções são inexpressivas”. 

Fase difícil O ministro Luís Barroso disse que o País vive uma fase difícil, mas que o momento é de transformação e que isso é necessário para que o País entre no clube das nações desenvolvidas. “Tenho acordado com uma angústia cívica. A história é uma marcha contínua na direção do bem e do avanço civilizatório. Às vezes, como no Brasil atual, não é fácil perceber isso.”

Vapt Vupt

Boa parte dos prefeitos do Vale do Ivaí pretende ir à Expoingá, em Maringá, quarta e quinta-feira.                   
Eles esperam ter audiências com o governador Ratinho Junior e secretários que vão estar em Maringá nos dois dias.             
Alguns prefeitos têm dito, no entanto, que Ratinho Junior já vem dando atenção especial ao Vale do Ivaí.           
Uma das preocupações das prefeituras, nos últimos dias, tem sido a situação ruim de estradas rurais.