CIDADES

min de leitura - #

Governo anuncia construção de 2,4 mil moradias

Da redação

| Edição de 11 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado investirá cerca de R$ 217 milhões na construção de 2.486 novas casas populares, em todas as regiões do Paraná. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti ontem, no Palácio Iguaçu, com a presença de representantes dos 46 municípios que serão beneficiados pela iniciativa. Na região, o pacote beneficia os municípios de Califórnia e Jardim Alegre, que somam 210 unidades.

Imagem ilustrativa da imagem Governo anuncia construção de 2,4 mil moradias

Todos os investimentos são com recursos próprios do Estado, previstos no orçamento de 2018. Entre os projetos que serão executados estão moradias a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social, residências financiadas e o programa Morar Bem Paraná Terceira Idade.
A governadora destacou o projeto Paraná Terceira Idade. “Este programa inovador, que em um primeiro momento vai atender pessoas idosas de seis cidades, é um legado que vamos deixar ao Paraná”, afirmou a governadora. “Fomos buscar na Paraíba o modelo de um condomínio que garanta um atendimento multidisciplinar a esse segmento da população. É um projeto que pode ser replicado para outras cidades do Estado e outras regiões do Brasil, para dar conforto e atendimento aos nossos idosos”, afirmou.
O desenvolvimento dos projetos foi feito pela Cohapar, que também é responsável pela gestão dos processos licitatórios e fiscalização das obras, que serão executadas por construtoras contratadas pelo critério de menor preço e habilitadas pela companhia.
Das novas unidades anunciadas, 2.041 estão em licitação e 445 deverão ter os editais publicados esta semana no site www.cohapar.pr.gov.br. 
O presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, explicou que os recursos para a construção das moradias estão empenhados no orçamento de 2018, sem comprometer a próxima gestão. “São recursos exclusivos do Governo do Estado, incluindo o Fundo Estadual de Combate à Pobreza e a carteira própria da Cohapar, que é uma alternativa ao financiamento da Caixa Econômica Federal”, explicou ele.
Segundo a Cohapar, em Califórnia são três projetos. O primeiro, já em fase de licitação, contempla 65 moradias na modalidade de financiamento, com pagamento de parcelas. Outros dois somam 43 unidades a custo zero para os mutuários.
Em Jardim Alegre, são dois projetos em licitação que somam 112 moradias na modalidade financimento.As inscrições nos projetos da Cohapar podem ser feitas diretamente pelo link www.cohapar.pr.gov.br/cadastro.