CIDADES

min de leitura - #

Governo contrata mais 60 leitos para região

CINDY SANTOS APUCARANA

| Edição de 27 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou a contratação de mais 317 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e de 731 leitos de enfermaria, para enfrentamento da covid-19 no Paraná. A medida contempla a 16ª Regional de Saúde de Apucarana com 20 leitos de UTI para adultos e 40 leitos na enfermaria do Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas. Caso seja necessário, há possibilidade de ampliação. A previsão do governo é que os leitos estejam disponíveis em até dez dias. Com mais essa contratação é possível chegar a 680 leitos de UTI em todo o Estado, caso necessário, e a até 1.611 leitos de enfermaria, afirmou o governador. 

No total, a 16ª RS possui 75 leitos de UTI para adultos, sendo 12 em Apucarana e 63 em Arapongas. Com a media, 31,7% dos leitos do Honpar serão exclusivos para o tratamento de pacientes com a covid-19. Se o número de casos evoluir há possibilidade de ampliar a quantidade de leitos no próprio Honpar e, dependendo da necessidade, adquirir mais 10 vagas no Hospital da Providência, em Apucarana, em um ambiente isolado. 
“Depende se houver necessidade e também do fornecimento de respiradores. E se a situação evoluir, a oferta será ampliada”, explica o chefe da 16ª RS Altimar Carletto.
Segundo ele, a contratação dos leitos será feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e as vagas nos hospitais serão controladas pelo Sistema Estadual de Regulação. “A central estadual de regulação faz a busca de leito e verifica onde há disponibilidade. É a central que define para onde o paciente será encaminhado”, explica Carletto. 
De acordo com ele, o suporte da UTI é imprescindível, em caso de piora dos pacientes infectados pela covid-19. “Todos os casos que precisarem de internamento, precisam ser feitos em hospitais que possuem UTI. Pois, se houver agravamento do quadro de saúde, o paciente será transferido rapidamente”, informa. 
Até a tarde de ontem, a 16ª RS tinha um caso confirmado da doença em Faxinal e outros 14 suspeitos em Apucarana (3), Arapongas (7), Faxinal (1), Grandes Rios (1), Jandaia do Sul (1) e Kaloré (1). Em todo o Estado são 106 confirmações e 3.84
Até a tarde de ontem, a 16ª RS tinha um caso confirmado da doença em Faxinal e outros 14 suspeitos em Apucarana (3), Arapongas (7), Faxinal (1), Grandes Rios (1), Jandaia do Sul (1) e Kaloré (1). Em todo o Estado são 106 confirmações e 3.847 em investigação.  

Reforço será 
feito em etapas
Segundo o secretário da Saúde, Beto Preto, caso o quadro epidemiológico exija novas medidas, o Estado tem condições para mais contratações nos próximos 90 dias. O número de novos leitos de UTI pode saltar para 680 em todo estado, além de 1.611 novos leitos de enfermaria. “Ninguém quer ficar doente, ninguém quer passar pelo novo coronavírus. Mas temos leitos suficientes. Temos números superiores na conta de UTIs a países da Europa, como a Itália”.
A Secretaria da Saúde montou três cenários para estruturar ainda melhor a rede de atendimento hospitalar no Estado. Eles levam em consideração o número dos casos e as avaliações diárias dos técnicos das redes estadual e municipal. Essas contratações de leitos envolvem a primeira etapa.
As equipes técnicas da saúde trabalham com a estimativa de dez mil casos no Estado, mas a estrutura está desenhada para a hipótese de até 30 mil registros. Ele sustentou que de 15% a 20% dos infectados serão internados, em média. “Um terço poderá passar pela UTI. Ou seja, estamos preparados para todos os cenários”, afirmou.
A Secretaria de Saúde também planeja reforçar o atendimento de ambulâncias e de veículos para pacientes de cidades menores, e já estabeleceu planejamento para que casos graves sejam transferidos imediatamente para centros maiores. Atualmente a rede de transporte é composta por 200 ambulâncias do Samu, 89 do Siate e veículos menores das prefeituras.