CIDADES

min de leitura - #

Governo inicia cadastro biométrico de servidores

Ivan Maldonado

| Edição de 09 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os policiais militares são a primeira categoria de servidores do Estado a fazer o cadastramento biométrico. Ontem, policiais militares e bombeiros da região de Apucarana e Arapongas encerraram o cadastramento das impressões digitais. A iniciativa faz parte do programa Governo Digital. 

Imagem ilustrativa da imagem Governo inicia cadastro biométrico de servidores

Em Ivaiporã, o cadastramento começou a ser feito na segunda-feira, no 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, por oficiais e praças que atuam nos setores de Recursos Humanos (P1 e B1). 
De acordo com o comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã, major Laércio Sagati a ação é um avanço aos servidores.
“A biometria é uma forma de trazer mais serviços do Estado ao servidor público. Com o cadastramento, eles poderão consultar a folha de pagamento e até a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, assinala Sagati. 
O processo do cadastramento biométrico será estendido ao todos os servidores estaduais e integra Governo Digital, programa conduzido pelo Comitê de Qualidade da Gestão Pública, vinculado ao Gabinete da Governadoria, em parceria com a Celepar. O cadastro será feito por meio da confirmação de biometria, que também será oferecida a toda a população. Por ela, o cidadão terá acesso a diversos serviços públicos utilizando múltiplos tipos de dispositivos e com maior segurança.
No caso dos servidores públicos, alguns serviços que necessitam hoje de senhas alfanuméricas poderão ser realizados com uso da identidade digital. Entre eles estão os acessos a contracheque, contribuições previdenciárias, perícias médicas e Sistema de Assistência à Saúde (SAS). Futuramente devem ser acrescentados outros benefícios, como o acesso ao dossiê funcional.
Em Apucarana, o cadastramento está sendo feito no quartel do Corpo de Bombeiros da Vila São Carlos. O tenente da corporação, Luciano Camilo, também destaca que a criação de um banco de dados único traz mais segurança aos servidores. “Após o cadastramento dos policiais, a biometria vai se estender para outras categorias de servidores, como os professores”, comenta.
O governo estadual também vem realizando a atualização dos dados cadastrais dos servidores públicos da administração direta, autarquias e regime especial.