COLUNAS

min de leitura - #

Gratuito e "caro"

Editoria de Política

| Edição de 23 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estudo divulgado pelo site “Contas Abertas” aponta que o horário eleitoral “gratuito” vai custar R$ 1 bilhão aos cofres públicos nas eleições de 2018, em razão das isenções fiscais. O valor se refere ao que o governo federal deixará de receber em impostos para compensar as receitas de publicidade que empresas de rádio e televisão deixarão de ter com a cessão do espaço para a propaganda política. Por lei, as empresas podem abater até 80% das receitas perdidas no Imposto de Renda. Segundo o levantamento, desde 2002, R$ 7,4 bilhões deixaram de ser arrecadados pelo governo em razão dessa compensação fiscal. Ontem, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou um projeto que acaba com o horário eleitoral em rádio e televisão e redireciona os recursos para um fundo destinado às campanhas. Apenas as emissoras públicas permaneceriam obrigadas a transmitir a programação eleitoral obrigatória.

Investimentos Cumprindo agenda ontem em Curitiba, o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), manteve audiência com o secretário do Planejamento, Juraci Barbosa. O tema do diálogo foi um plano de atração de investimentos para Apucarana e o Vale do Ivaí. “A conversa foi muito positiva”, avaliou. 

Precatórios Ainda em Curitiba, junto com o secretário municipal da Fazenda, Marcello Machado, e o Procurador Geral Paulo Vital, Beto Preto tratou da questão dos precatórios. “Nos reunimos com autoridades do Tribunal de Justiça para discutir esse tema, que nos preocupa muito, pois implica em comprometimento da receita do município”, disse.

Com Barros Em reunião reservada que manterá hoje com Ricardo Barros (Ministro da Saúde licenciado), Beto Preto deve reiterar reivindicações visando reajuste nos repasses de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Apucarana.O município também aguarda mais verbas, visando a construção de novas Unidades Básicas de Saúde. 

Na região Ricardo Barros cumpre agenda política hoje, nas regiões de Pitanga, Ivaiporã e Apucarana. Ele está articulando as candidaturas de Cida Borghetti (PP) ao governo do Paraná e do governador Beto Richa (PSDB) ao Senado nas eleições de 2018. Em Apucarana ele se reúne com lideranças às 19 horas.

Visitas Ricardo Barros iniciou sua agenda política nesta segunda-feira pelo interior do Paraná. Em apenas uma semana, ele prete nde visitar 50 municípios. Barros explica que, como ministro, não pode estar em contato com as bases semanalmente, por isso aproveita este curto período de férias.
Convocação A Câmara de Apucarana aprovou em regime de urgência, na sessão ordinária de segunda-feira à noite, requerimento dos vereadores Lucas Leugi (Rede) e Rodolfo Mota (PSD). Eles pedem que o servidor Luan Rafael Guapuruvu, responsável pelo Canil Municipal, compareça à próxima sessão.

Explicações Os vereadores querem que Luan Guapuruvu explique no plenário da Câmara de Apucarana como está funcionando o Canil Municipal, como são recolhidos os cães e de que maneira a população poderá fazer denúncias de maus tratos a animais, como os ocorridos no último final de semana.

Satio com Temer O ex-vereador apucaranense Satio Kayukawa (PR) integra uma comitiva nipo-brasileira que terá audiência hoje, às 15 horas, com o presidente Michel Temer (PMDB), em Brasília. A comitiva vai tratar das festividades dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2018.

Integrantes Além de Satio Kayukawa, representando a Aliança Culltural Brasil Japão, integram a comitiva o embaixador do Japão, Akira Yamada, o cônsul do Japão no Paraná, Hajime Kimura, e o deputado federal Luiz Nishimori (PR), presidente da comissão dos festejos da imigração japonesa no Paraná.

Paraná Cidadão O prefeito de São Pedro do Ivaí, José Isalberti (PTB), espera grande participação popular no programa Paraná Cidadão, que acontece de hoje até sexta-feira no salão paroquial da igreja matriz, numa parceria com a Secretaria da Justiça. Diversos serviços serão oferecidos à população.

Vapt Vupt

Deputados estaduais e federais estão percorrendo o Paraná articulando as eleições de 2018.      
As visitas dos parlamentares estão concentradas basicamente nos municípios do interior do Estado.      
De outro lado, prefeitos também estão viajando constantemente a Curitiba e Brasília para garantir recursos.