COLUNAS

min de leitura - #

Greve dos professores

Da Redação

| Edição de 16 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Durante passagem por Arapongas, quando visitou a Movelpar na última segunda-feira, o governador Beto Richa (PSDB) não conseguiu fugir das perguntas sobre a greve dos professores estaduais, iniciada ontem. Segundo ele, o Estado implementou diversas melhorias na educação estadual, como reajuste de salário e aumento da hora-atividade, melhorias na alimentação e aumento nos investimentos. “O sindicato não quer reconhecer tudo isso. Não dá para discutir com o sindicato. Eles sempre querem mais”, disse. Richa disse que precisa ser responsável. “Não posso prejudicar 11,5 milhões de paranaenses por conta de uma classe que prefere fazer uma política partidária. Preciso lembrar que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o gestor tem o dever de descontar o dia não trabalhado dos servidores, a não ser em situação de urgência”, disse.

Articulação O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), está aproveitando a Movelpar para ampliar laços com lideranças políticas estaduais e da região. Ele transferiu seu gabinete para a feira e está atuando como anfitrião para os políticos visitantes, conseguindo apoio de importantes lideranças. Ontem, Sérgio Onofre recebeu o ex-senador Osmar Dias (PDT) e também o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, além de outras lideranças políticas e também empresariais.

Feira movimentada Falando ainda na Movelpar, vereadores de Arapongas estão prestigiando a feira, que encerra hoje no Expoara. O evento é encarado como uma oportunidade de retomada para o setor, fragilizado nos últimos anos por conta da grave crise econômica nacional. Angélica Enfermeira (PSC) destacou que a feira traz “esperança” para os empresários e também trabalhadores.

Maternidade O secretário de Saúde do Paraná, Michelle Caputo Neto, disse ontem em Apucarana que o governo encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que autoriza o repasse de R$ 6 milhões para a construção da maternidade do Hospital da Providência. A notícia animou a direção do hospital e a administração municipal.

Eleição O investimento total da nova ala, para abrigar a maternidade, está orçado em cerca de R$ 12 milhões. O Governo do Estado deve destinar a metade do valor este ano e o restante em 2018. A diretora do Providência, Irmã Geovana Aparecida Ramos, comemorou o anúncio feito pelo secretário Michele Caputo.

Treinamento Servidores da área de abrangência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estão participando desde ontem de um curso sobre o tema “Sistema Produtor Rural e ICMS Cota-parte Visão Municipalista”. A capacitação, que termina hoje, é ofertada pela Secretaria Estadual da Fazenda, através da Delegacia Regional da Receita Estadual de Londrina, em parceria com a associação.

Aprimoramento O treinamento é destinado a operadores municipais responsáveis pelo Sistema Produtor Rural e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com o objetivo de aprimorar e reciclar os servidores no desenvolvimento de suas funções. O treinamento, com duração de 11 horas está sendo realizado na Praça CEU, no Jardim América.

Jaboti Ao contrário da postura de alguns ex-prefeitos, Beto Preto (PSD) não abandonou o patrimônio edificado por antecessores. É o caso do Parque Jaboti que, além de receber recape asfáltico, nova pista de caminhada e novo sistema de iluminação, agora começa a receber também um lote de mil árvores frutíferas no entorno do lago.

Revitalização O parque foi formado na gestão do ex-prefeito Voldimir “Mirão” Maistrovicz e, somente agora, com Beto Preto na prefeitura, o Jaboti mereceu a atenção necessária. Neste novo mandato, que está começando, ele pretende revitalizar as praças de bairros e também a do “28 de Janeiro”, que é muito utilizada pelos apucaranenses.

“Chato” O vereador José Aírton Deco de Araújo (PR) reclamou pela terceira sessão consecutiva sobre o atraso na conclusão da pavimentação na Avenida Aviação, em Apucarana. “Estou sendo até um pouco chato, mas é a maior avenida da cidade, com um grande comércio. Ela começa no Jardim Diamantina e termina no Residencial Sumatra. As pessoas cobram o asfalto”, assinala Deco, que vem insistindo nessa reivindicação junto à Prefeitura.