CIDADES

min de leitura - #

Hábito de leitura aumentou na pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os livros são velhos companheiros da professora apucaranense Tahyssa Gonçalves. E durante a pandemia tornaram-se ainda mais essenciais para enfrentar a quarentena. Segundo ela,  a pandemia atuou como um impulso para aumentar a quantidade de livros lidos.

“A pandemia, especialmente no ano de 2020, fez com que passasse a realizar a leitura de pelo menos 2 livros por mês e, ainda, tornou capaz ler livros que estavam parados na estante há algum tempo com a promessa de serem lidos”, conta.
A professora, que é especialista em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira, destaca a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social da população. “O hábito da leitura faz com que estejamos em contato direto com opiniões, culturas, pensamentos e informações distintas das quais possuímos e, por isso, ler é importante: aprendemos novas informações, conhecemos culturas, temos visões profundas, muitas vezes, de momentos históricos e podemos, assim, tornar-nos melhores leitores, de textos e de mundo”, ressalta. 
Fã do impresso, ela confessa que acabou se rendendo aos livros digitalizados, mas não acredita que isso vai colocar fim aos livros impressos. “A leitura digital é muito boa e tem suas vantagens, mas nada supera a sensação de abrir um livro físico, de tê-lo nas mãos. Vejo um mundo que comportará as duas modalidades de leitura tranquilamente”, enfatiza.