CIDADES

min de leitura - #

Hemonúcleo busca doadores regulares

CINDY SANTOS

| Edição de 14 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quase três mil pessoas já doaram sangue de janeiro a maio deste ano, no Hemonúcleo de Apucarana. O levantamento divulgado ontem, véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, inclui os 17 municípios da área de cobertura da unidade e mostra que ainda existe grande dificuldade em encontrar doadores regulares para manter o estoque estável. 

“Sempre há uma necessidade de intensificar as doações, porque o nosso objetivo é manter o nosso estoque estável, ter uma regularidade de bolsas de sangue, um suprimento de sangue sustentável”, afirma a diretora Interina do Hemonúcleo de Apucarana, Claudete Ayame Omotto.
De acordo com ela, é preciso incentivar e conscientizar a população desde a infância, para que as crianças se tornem adultos responsáveis e engajados na causa. “É preciso formarmos doadores com responsabilidade social real, que sejam doadores voluntários, ou seja, aqueles que doam frequentemente sem se importar com quem vai receber o sangue. Por isso, o entendimento de que a doação de sangue seja um ato social e contínuo ainda não está totalmente presente entre nós”, comenta.
Para incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras regulares, o hemonúcleo desenvolve várias ações com palestras e eventos nos 17 municípios área de abrangência. “Além de salvar vidas, é possível proporcionar para muitos que necessitam de transfusões constantes uma qualidade de vida com segurança”, destaca a diretora interina. 
Quem puder ajudar, compareça à unidade localizada na Rua Antônio Ostrenski, 03, esquina com Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do Complexo Esportivo Lagoão. A doação também pode ser agendada pelo telefone 3420-4200. (CINDY SANTOS)