COLUNAS

min de leitura - #

Homenagem em Curitiba

Editoria de Política

| Edição de 15 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou no domingo a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, tendo conferido o Diploma de Mérito Ético-Profissional a médicos que completaram 50 anos de formados. A cerimônia foi realizada pela manhã no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, na Capital, sendo marcada por momentos de grande emoção pelas homenagens, reencontro de muitos colegas e prestigiamento de familiares e amigos, que lotaram o espaço. O secretário de Saúde do Paraná, médico Beto Preto, representou o governador Ratinho Junior (PSD) no evento e teve a satisfação de entregar o diploma a 102 médicos, entre eles 7 médicos apucaranenses.

Projeto O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) apresentou o projeto de lei que cria o Passe Maternidade no Estado do Paraná. A proposta busca garantir que as empresas de transporte coletivo intermunicipal concedam o transporte gratuito para mulheres grávidas, com o objetivo de propiciar melhor acompanhamento no período de pré-natal e dos primeiros atendimentos pediátricos do recém-nascido. “Esperamos que o projeto seja aprovado na Casa”, diz Arilson. 

Pelo Cense O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), e os vereadores Mauro Bertoli (DEM), Franciley Preto Godói Poim (PSB) e Gentil Pereira (PV) seguiram ontem no início da noite para Curitiba, logo após término da sessão ordinária. Eles terão audiência hoje com o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. Na pauta a construção do Centro de Socioeducação (Cense) em Apucarana. 

Documentos Na bagagem, Luciano Molina e demais vereadores estão levando para Curitiba um pacote de documentos que pedem a construção do tão sonhado Cense em Apucarana desde 2013. A obra já foi anunciada e garantida várias vezes, tem projeto aprovado e terreno doado pelo Município e até uma verba de R$ 10 milhões garantida, porém nunca saiu do papel. “Nós esperamos voltar de Curitiba com uma boa notícia desta vez”, afirma Molina.

Contorno Sul Uma comissão formada pelos vereadores Marcos da Vila Reis (PSD), Gentil Pereira (PV), Lucas Leugi (Rede) e Rodolfo Mota (PSD) esteve visitando ontem as obras de duplicação do Contorno Sul de Apucarana, especialmente na saída do Jardim Catuaí. Eles foram verificar os problemas de falta de segurança naquele trecho tanto para motoristas como para pedestres e irão buscar uma solução junto à Rodonorte.
Professores O vereador Mauro Bertoli (DEM) manifestou ontem, no final da sessão ordinária, parabéns a todos os professores pelo seu dia que é comemorado hoje. Para Bertoli, o magistério é uma das profissionais mais importantes que existem. Ele observa que sem professor não há médico, não há advogado, não há profissional algum. “O futuro de toda a sociedade depende dos professores”, observa Bertoli.

Emoção O ex-prefeito e ex-deputado estadual José Colombino Grassano, ficou bastante emocionado sábado pela manhã, quando da inauguração do CMEI do Jardim San Raphael, que leva o nome de Professora Maria Hilda Santiago Grassano em homenagem à sua esposa. Colombino aproveitou para recordar os tempos de prefeito por duas vezes e sua luta pelo desenvolvimento do município. Ele agradeceu ao prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) pela homenagem.

Um sucesso O prefeito Sérgio Onofre, aliás, manifestou-se satisfeito com o sucesso de público e de organização dos festejos dos 72 anos de emancipação política ocorridos no último final de semana no Centro de Eventos Expoara. Ele observa que, além de uma confraternização regional, o evento foi marcado pelo espírito de solidariedade através de doações de alimentos que vão atender às famílias carentes.

Dia histórico Marumbi teve um dia histórico, no último sábado, quando da inauguração do projeto Meu Campinho e do lançamento do projeto Cinema na Praça. Importantes personalidades estiveram presentes, como o apresentador de televisão Ratinho, o governador Ratinho Jr. e esposa Luciane Massa, os secretários estaduais João Ortega (Sedu) e Beto Preto (Saúde) e vários prefeitos da região. O Meu Campinho recebeu no nome de Domingos Massa, avô do governador.

Vapt Vupt

O final de ano está chegando e, com ele, as comemorações de aniversário de várias cidades do Vale.         
Prefeitos dos municípios que fazem aniversário neste final de ano estão se preparando para realização de festas.       
Como os recursos estão escassos, prefeituras estão buscando apoio de empresas para realização de festas.       
A preocupação maior dos prefeitos, neste final de ano, é garantir o pagamento de salários e 13º salário de servidores.