CIDADES

min de leitura - #

Homicídios crescem 8% no Vale do Ivaí

CINDY SANTOS APUCARANA

| Edição de 08 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de homicídios dolosos aumentou quase 8% no Vale do Ivaí no primeiro semestre, passando de 13 para 14 casos. Os números constam no relatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), divulgado ontem e são referentes à área da 17ª Subdivisão Policial (SDP). No município sede, Apucarana, os crimes cresceram cinco vezes. Relatório estatístico criminal divulgado ontem aponta que foram 5 assassinatos no primeiro semestre deste ano. Em 2018, nenhum crime do tipo foi registrado no município. 

O delegado adjunto da 17ª SDP de Apucarana, Marcos Felipe da Rocha Rodrigues explica que o alto percentual registrado em Apucarana deve-se ao grande período que o município ficou sem a ocorrência de homicídios, entre o fim de 2017 até setembro de 2018.
“Foram 11 meses sem homicídios, em Apucarana, com o primeiro semestre de 2018 sem nenhum assassinato. De fato, no primeiro semestre deste ano tivemos cinco homicídios o que causou um aumento de 500%”, afirma o delegado.
Em todo Vale do Ivaí, nos primeiros seis meses do ano foram registrados homicídios dolosos em oito municípios. Em Mauá da Serra, o aumento foi de 100%, com um homicídio registrado ano passado contra dois neste ano. São João do Ivaí manteve-se no mesmo patamar do ano passado, com 1 assassinato. No relatório da Sesp aparecem ainda Ariranha do Ivaí (1), Bom Sucesso (1), Cambira (1) e Marilândia do Sul (1) que ano passado não tinham registrado crimes do tipo. Faxinal foi o único município do Vale do Ivaí com queda no número de assassinatos no per[iodo. Foram 2 crimes do tipo registrados neste ano contra 3 ano passado, queda de 33.3%. 
Em Arapongas, os homicídios também cresceram e foram 33% maiores em 2019, com 8 casos neste primeiro semestre contra 6 no ano passado. 
Já no Paraná, o índice de homicídios caiu 20% no primeiro semestre deste ano, em todo o Paraná. Em 52% das cidades (211 dos 399 municípios paranaenses) não houve registro deste tipo de crime, e em 124 (31%) foram apenas uma ou duas ocorrências registradas. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 205 homicídios a menos no Estado. De janeiro a junho deste ano, foram 828 registros de mortes violentas, número inferior as 1.033 ocorrências dos primeiros seis meses de 2018. 
  
MORTE EM SÃO JOÃO
O homicídio mais recente registrado no Vale do Ivaí ocorreu na noite de anteontem, quando um homem de 32 anos foi morto e outros dois ficaram feridos após serem baleados durante noite de anteontem, na estrada de Ubaúna, em São João do Ivaí. Todos foram socorridos pelo Samu, mas uma das vítimas, Fábio Perreira da Silva morreu dentro da ambulância, no caminho para o hospital. A Polícia Civil informou que está investigando o caso e que ainda não esclareceu a motivação do crime. Até o fechamento nenhuma testemunha havia sido ouvida e nenhum suspeito sido preso.