CIDADES

min de leitura - #

Homicídios têm queda de 66% na região

Adriana Savicki

| Edição de 13 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O primeiro trimestre deste ano foi o menos violento dos últimos seis anos no Vale do Ivaí. Foram registrados cinco homicídios na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana. O número é o menor desde 2012, quando a Secretaria da Segurança Pública começou a publicar os relatórios regionalizados. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 15 crimes, a redução foi na ordem de 66,6%.
No primeiro trimestre deste ano, dos 26 municípios da área da 17ª SDP, apenas quatro (15%) registraram homicídios: Faxinal, Ivaiporã, com dois casos, Lidianópolis e São Pedro do Ivaí. No mesmo período do ano passado, foram registrados casos em nove municípios (ver quadro). Por município, a maior queda ocorreu em Mauá da Serra, que somou três assassinatos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum caso neste ano. 
Dois latrocínios (roubo seguido de morte) também ocorreram na região, um em Faxinal outro em São João do Ivaí. No início do ano passado, não houve nenhuma morte por latrocínio, mas duas pessoas foram vitimadas por lesões corporais graves.
Sede da 17ª SDP e maior município da região, Apucarana também não registrou nenhum assassinato não apenas no primeiro trimestre, mas no ano todo. Até agora, o município não somou nenhuma morte por homicídio, latrocínio ou lesão corporal. 
A queda no número de assassinatos ocorreu em todo estado. Foram 509 mortes neste ano, contra 628 em janeiro, fevereiro e março do ano passado, redução de 19%. A redução das mortes foi constatada em 19 das 23 Áreas Integradas da Segurança Pública (AISP) – que como o Paraná é dividido para fins de levantamento estatístico. O número de assassinatos caiu mais da metade em microrregiões que englobam, por exemplo, as cidades de Londrina (-54%), Apucarana (-66,6%), Laranjeiras do Sul (-80%), União da Vitória e Rolândia, essas últimas com queda de 50%.
Em 255 municípios paranaenses nem sequer houve assassinatos no primeiro trimestre, ou seja, 64% das 399 cidades não tiveram homicídios.

REDUÇÃO
“Essa redução dos crimes em geral no Paraná, mas principalmente de homicídios, se deve a ação da Polícia Militar no policiamento preventivo e ostensivo, e também ao trabalho qualificado, um aperfeiçoamento das investigações feitas pela Polícia Civil. Pois quando você tira de circulação um homicida, identifica e o indicia, isso desencoraja outras pessoas que planejam ou pensam em cometer um crime dessa natureza. Vale ressaltar também a atuação da Polícia Científica com mais técnica, melhores condições de trabalho, em razão das novas construções de IML e a contratação agora de novos peritos. Tudo isso tem dado um resultado muito satisfatório na redução dos crimes contra a vida”, avaliou o secretário da Segurança Pública, Julio Reis. (COM AEN)