COLUNAS

min de leitura - #

Hospitais regionais

Editoria de Política

| Edição de 02 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Durante encontro com prefeitos de todo o Paraná, anteontem, em Foz do Iguaçu, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reafirmou a proposta da sua Pasta e do governo Ratinho Jr. (PSD) de regionalização da saúde. Ele anunciou, inclusive, a abertura dos hospitais regionais de Ivaiporã, obra que está em fase de conclusão, de Guarapuava e Telêmaco Borba. O secretário também deu a garantia financeira para a continuidade das obras do Hospital da Criança, em Maringá, que já chega a R$ 25 milhões. Depois de dizer que “não teremos e não queremos obras paradas”, o secretário disse que o governo está dando apoio aos hospitais filantrópicos e ampliando serviços prestados por hospitais da rede estadual e pelos hospitais universitários.

Parques O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), vistoriou ontem as obras de revitalização do Parque Biguaçu. Os serviços seguem avançando, com novas calçadas em todo o entorno do parque. “Para as próximas semanas estão previstas a instalação de luminárias e o início da recuperação das partes deterioradas do canal”, anuncia Junior. Também está recebendo melhorias o Parque da Raposa, com a execução de novas calçadas, parques infantis e novos sanitários e recuperação do canal, escadarias e bicas d’água. 

Sessão cheia A Câmara de Vereadores de Apucarana já definiu a pauta de votação da sessão ordinária que será realizada nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. A ordem do dia está bastante carregada, com vinte matérias em discussão, algumas já em segunda e terceira e votação e outras em primeira discussão. São vários os projetos de autoria dos vereadores e também encaminhados pelo Executivo, além de requerimentos.

Na pauta O projeto de lei do vereador professor Edson da Costa Freitas (Cidadania), que institui a chamada Ficha Limpa no âmbito da Prefeitura e da Câmara Municipal na contratação de novos servidores, está incluso na ordem do dia. A matéria já foi retirada de pauta por duas vezes por intermédio de pedido de vista dos vereadores. Resta saber se nesta sessão de segunda-feira o projeto será discutido, votado, aprovado ou rejeitado em plenário.

Fim do Fundo A Câmara de Apucarana também vai votar em segunda discussão, já tendo aprovado na primeira, projeto de lei da Mesa Diretora que revoga a Lei Municipal nº 77/2012, de 15 de maio de 2012, que instituiu o Fundo Especial do próprio Legislativo. A justificativa é que este fundo, criado inicialmente para assegurar recursos para manutenção e expansão de diversas atividades da Casa, já não tem mais razão de existir e gera despesas desnecessárias.
Em Arapongas As atenções estarão voltadas na próxima segunda-feira, em Arapongas, para a sessão ordinária com início às 16 horas. Há uma expectativa se o presidente da Casa, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o Osvaldinho, vai colocar para leitura e votação pedido de abertura de Comissão Processante para investigar vários vereadores, inclusive ele, denunciados por um cidadão por suposto recebimento de diárias fictícias em 2013. Osvaldinho é a favor que as investigações sejam feitas.

Godoy Moreira Após recurso, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou as contas de 2013 da Câmara de Vereadores de Godoy Moreira, então presidida por Valdecir Martins no biênio 2013-2014. As contas haviam sido julgadas irregulares em razão da terceirização da assessoria jurídica do Legislativo. Em sua defesa, Martins argumentou que a irregularidade foi sanada com a nomeação de um servidor efetivo para o cargo de procurador jurídico aprovado em concurso público.

Queixa-crime I Após falar em “novo AI-5”, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) é alvo de uma queixa-crime assinada por 18 parlamentares do PSOL, PT, PSB, PDT, PC do B, além da liderança da Minoria na Câmara Federal. Eles moveram a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) e pedem que Eduardo seja condenado por incitação e apologia ao crime, além de ato de improbidade administrativa, o que pode levar à perda de cargo do filho do presidente Jair Bolsonaro.

Queixa-crime II De acordo com a peça, Eduardo Bolsonaro “incitou um possível retorno do AI-5, página infeliz da história brasileira, afrontando diretamente os ditames constitucionais e democráticos pátrios”. “O AI-5 permitiu, e em decorrência dele, que fossem praticados inúmeros e severos crimes a milhares de pessoas, a instituições e a coletividades”, argumentam os parlamentares.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale do Ivaí pretendem segurar o ritmo das ações administrativas a partir de segunda-feira.
A intenção é cortar o máximo de despesas possível em novembro e dezembro para fechar as contas.          
Entre as medidas a serem adotadas estão a manutenção na garagem de máquinas, caminhões e outros veículos.          
Prefeitos aguardam também o fim do ano letivo para recolher no pátio rodoviário os ônibus escolares.