COLUNAS

min de leitura - #

Hotsite das denúncias

Redação

| Edição de 05 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o slogan “Calar o Ministério Público é calar a sociedade. Faça valer a sua voz”, o Ministério Público do Paraná lançou ontem hotsite para mobilizar a população contra a aprovação das emendas ao Projeto de Lei 4850/16, que desfiguram o texto original das “10 Medidas Contra a Corrupção”, e pela rejeição da PEC 55/241 que congela por 20 anos os investimentos e gastos do governo federal. A campanha alerta e convida os cidadãos a se manifestarem contra as propostas legislativas que, segundo o MP, “desrespeitam a vontade popular e que favorecem a corrupção e a impunidade, além de prejudicar a população nos serviços fundamentais que devem ser garantidos pelo Estado”. O hotsite permite o envio direto de mensagem automática aos 81 senadores e a assinatura de petição online contra a aprovação das propostas.

Em duas chapas O prefeito reeleito de Grandes Rios, Antônio Cláudio Santiago (PTB), foi inscrito nas duas chapas que concorrem à diretoria da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Ele disse à Tribuna, no entanto, que seu cargo é o de vice-presidente na chapa do prefeito Beto Preto (PSD), opção que ele fez ontem.

Diplomações Comarcas eleitorais do Vale do Ivaí realizam a partir desta semana as cerimônias de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos no dia 2 de outubro. Ontem, por exemplo, a Comarca de Marilândia do Sul diplomou os eleitos de Marilândia do Sul e Califórnia. Para hoje está prevista a diplomação dos candidatos eleitos de Mauá da Serra e Rio Bom.

Arapongas A Comarca Eleitoral de Arapongas marcou para o dia 14 de dezembro a diplomação dos candidatos dos municípios de sua jurisdição. Às 11 horas serão diplomados o prefeito, vice e vereadores de Sabáudia. Às 19 horas do mesmo dia acontece a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos de Arapongas. Juízes têm até dia 14 para fazer diplomações.

Transição O prefeito eleito de Lidianópolis, Adauto Mandu (PHS) e seu vice Aparecido Buzatto (PDT) já se reuniram com o atual prefeito Celso Antônio Barbosa (PP), o Magrelo, o processo de transição de governo. As equipes de situação e de oposição devem iniciar os trabalhos ainda nesta semana. Neste pleito, a oposição surpreendeu o grupo político que estava no poder há muitos anos.

Moção A Câmara de Apucarana concede na sessão  de hoje Moção de Aplausos à atleta apucaranense de fisiculturismo Ariane Priscila de Oliveira Souza, pela conquista do Campeonato Mundial de Fisiculturismo (Overall 2016 Nabba), disputado em Natal, no Rio Grande do Norte. A moção é de autoria do vereador Vladimir da Silva.

Homenagens Aproveitando o lançamento da pedra fundamental do campus da UFPR, ontem, em Jandaia do Sul, a Câmara dos Vereadores homenageou o ex-prefeito e ex-deputado federal José Borba (PP) e também o deputado federal Alex Canziani (PTB). Os dois receberam placas das mãos do presidente do Legislativo Municipal, Wesley Martins de Lima (PMDB).

Placa no chão A cerimônia em Jandaia do Sul teve um momento curioso. Quando o ex-prefeito e ex-deputado federal José Borba foi receber a homenagem, a placa que seria entregue a ele foi derrubada no chão de terra batida e pedras, onde será construído o futuro campus da Universidade Federal do Paraná. Mas num gesto rápido ele tratou de retomar o objeto.

Desculpas Outro ponto embaraçoso do evento foi o clima nebuloso entre o presidente da Câmara de Jandaia do Sul, Wesley Martins de Lima, e Alex Canziani. Em pelo menos três oportunidades, o vereador citou desavenças entre ele e o deputado. Ele chegou a pedir desculpas publicamente pelos entreveros passados. Já o deputado garantiu que eram ‘águas passadas’.

Projetos O prefeito reeleito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), e o futuro prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), também estiveram no evento de lançamento da pedra fundamental da UFPR, em Jandaia do Sul. Eles aproveitaram para conversar com o deputado Alex Canziani e tentar conquistar projetos e emendas.

Pacote O vereador Oduwaldo Calixto (PDT) apresentou um pacote projetos na Câmara de Arapongas que já estão sendo votados. Projetos variam de implantação de um sistema de denúncias por aplicativo de celular à reserva de vagas de primeiro emprego em empresas beneficiadas com incentivo fiscal do município.

Vapt Vupt

Apesar de a Justiça Eleitoral dar início à diplomação de eleitos no Vale, situação ainda pode mudar.

Pode ser que um prefeito ou vereador receba o diploma, mas venha a ser cassado antes da posse.

Manifestantes estão comemorando o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado.


Nos protestos realizados no último domingo, gritos já pediam a saída de Renan Calheiros.