POLÍTICA

min de leitura - #

Ibope aponta vantagem de Ratinho Jr. para o governo

Editoria de Política

| Edição de 10 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto Ibope Inteligência divulgou ontem a primeira pesquisa de 2018 sobre a corrida pelo governo do Paraná nas eleições deste ano. Encomendada pela rádio CBN Cascavel, o levantamento apontou vantagem de Ratinho Júnior (PSD), com 34% das intenções de voto. O segundo colocado, Osmar Dias (PDT), tem 28%. Já a Cida Borghetti (PP), que assumiu o governo na última sexta-feira, aparece com 5% das intenções de voto e Dr. Rosinha (PT), 3%. 
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, caracterizando a princípio um empate técnico entre o primeiro e o segundo colocado. 

Imagem ilustrativa da imagem Ibope aponta vantagem de Ratinho Jr. para o governo


Dos 1.008 leitores entrevistados em todo o Paraná entre os dias 3 e 5 de abril, contudo, 24% apontaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 6% não souberam ou não responderam.
Já na pergunta espontânea, quando não há apresentação do nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores disseram não saber ou preferiram não responder à pergunta, enquanto outros 19% declararam que votarão em branco ou anularão o voto.
Ratinho Júnior é o nome mais conhecido dos pré-candidatos apresentados. Entre os entrevistados, 57% afirmaram que conhecem bem ou mais ou menos o deputado e 53% conhecem Osmar Dias. Com 63%, Dr. Rosinha é o mais desconhecido e 39% dos entrevistados afirmaram que não conhecem Cida Borghetti.
Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.
Na simulação de segundo turno Ratinho Júnior também venceria Osmar Dias. Segundo o Ibope, em um eventual segundo turno, Ratinho Júnior teria 41%, superando Osmar Dias (38%).