CIDADES

min de leitura - #

Iddeplan libera trânsito na rotatória do ‘São José’

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana vai liberar neste final de semana o trânsito na rotatória que foi implantada na Rua Padre Severino Cerutti, junto à Praça Duque de Caxias. 

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) deverá liberar o trânsito a partir de domingo. “Todo o traçado da rotatória, que tem 41 metros de diâmetro e uma pista de 10 metros de largura, já foi executado, abrangendo 8 mil metros quadrados de asfalto. As duas faixas elevadas também já foram implantadas e a equipe está finalizando os trabalhos com a pintura da sinalização”, afirma Carlos Mendes, superintendente municipal de Trânsito. 
O prefeito Junior da Femac lembra que dados do Plano de Mobilidade Urbana de 2015 já apontavam que a Rua Padre Severino Cerutti apresentava grande número de acidentes. “Isso porque é uma via estreita, de mão dupla, muito utilizada para quem está no centro da cidade para acessar a saída para Curitiba. Além disso, é um trecho em que os motoristas faziam muitas conversões à esquerda, buscando acessar a Avenida Minas Gerais”, pontua Junior da Femac.
Carlos Mendes, superintendente municipal de trânsito, afirma que a obra buscou manter as características do local. “A praça, que era dividida ao meio pela Rua Padre Severino Cerutti, foi unificada. O projeto buscou manter essa área de lazer para a população e, para garantir a segurança aos frequentadores, foram instaladas duas faixas elevadas suaves”, reitera, acrescentando que esse tipo de modelo de praça com rotatória e faixas elevadas já existe em outras cidades. 
Mendes afirma ainda que agentes de trânsito irão monitorar o fluxo de veículos no local nas duas primeiras semanas. “E, após a liberação, iremos realizar trabalhos complementares como as calçadas e o plantio de grama, além de toda a urbanização da praça, paisagismo, mobiliário urbano e a implantação dos monumentos em alusão a São José Marello e aos 100 anos dos Josefinos no Brasil”, completa Mendes.