CIDADES

min de leitura - #

Iddeplan prepara mudanças no trânsito

Renan Vallim

| Edição de 12 de setembro de 2017 | Atualizado em 11 de setembro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Prefeitura de Apucarana planeja mudanças no trânsito da cidade para os próximos meses. O foco é melhorar a fluidez do trânsito em alguns pontos específicos, que são alvo de críticas por parte dos motoristas há algum tempo. As alterações, que compreendem a passagem de vias de mão dupla para mão única e inversão dos sentidos de algumas ruas, devem ter início ainda neste mês.

Imagem ilustrativa da imagem Iddeplan prepara mudanças no trânsito
Rua Coronel Luiz José dos Santos, ponto crítico no trânsito do centro, terá tráfego em mão única | Foto: Delair Garcia


De acordo com o superintendente de Serviços Públicos de Apucarana, Silnei Bolonheze, as mudanças já estavam sendo estudadas há vários meses. “O prefeito Beto Preto solicitou para que nós pudéssemos buscar melhorias para o fluxo de veículos nos pontos em questão. Ele próprio também auxiliou na elaboração de alternativas que visassem mais segurança e fluidez no trânsito desses pontos. Acredito que as mudanças são muito benéficas e farão muito bem para a cidade”, ressalta.
Segundo ele, o planejamento foi feito através de três projetos, chamados de ‘Projeto Barra Funda’, ‘Projeto Bandeirantes’ e ‘Projeto 28’. O Projeto Barra Funda é o mais extenso e compreende cinco ruas na região da Barra Funda, que somadas representam mais de 2,3 quilômetros. “A ideia ali é implementar o sistema binário de ruas, com uma via seguindo em mão única por um sentido e a rua paralela seguindo no sentido contrário”, diz.
A mudança tem início na Rua Geremias Lunardeli, que passará a receber veículos apenas no sentido norte-sul. Paralela a ela, a Rua Dr. José Domingues Alexandre passa a ter fluxo apenas no sentido sul-norte. Esta dualidade segue até a Rua Nicolau Kowalski, última do bairro. Cruzando todas elas está a Rua Tamandaré, que possui hoje apenas uma quadra em mão única. Com a mudança, esta via passa a ter o sistema de mão única em toda a sua extensão.

BANDEIRANTES
Já o Projeto Bandeirantes abrange, além da Rua Bandeirantes, também a Rua Professor Erasto Gaertner. A Rua Bandeirantes terá alteração em apenas três quadras, que perfazem um total de 350 metros, entre as ruas Osório Ribas de Paula e Guarapuava. Elas, que hoje funcionam em mão dupla, passarão a ser mão única.
Já a Rua Professor Erasto Gaertner terá seu sentido alterado em alguns pontos. Antes trafegando no sentido oeste-leste, o trecho de 310 metros que passa pelo Cemitério da Saudade e pelo Colégio Estadual Nilo Cairo passará a ser no sentido leste-oeste, da Rua Dr. Osvaldo Cruz até a Rua Profª Talita Bresolin.

Mudanças abrangem o bairro ‘28’
O Projeto 28, que compreende ruas do bairro 28 de Janeiro, é o único em que alguns detalhes ainda precisam ser confirmados. Portanto, o projeto ainda pode sofrer algumas alterações. “Pelo menos 90% deste projeto está pronto. Os detalhes que faltam devem ser ajustados nos próximos dias. Os materiais de sinalização já foram pedidos e as alterações devem começar ainda neste mês. Vamos fazer as alterações aos poucos e devemos finalizá-las em 90 dias”, diz Silnei.
No estágio atual do projeto, as alterações no bairro abrangem aproximadamente 1,3 quilômetro de ruas. Alvo de protestos de motoristas e moradores por conta da pouca largura da via, a Rua Coronel Luiz José dos Santos se tornará mão única, no sentido bairro-centro.
O trecho da Rua Renê Camargo de Azambuja, entre a Avenida Doutor Munhoz da Rocha e a Rua Desembargador Clotário Portugal, se tornará mão única, no sentido bairro-centro. Outro trecho da mesma via, que fica entre a Praça 28 de Janeiro e a Rua Coronel Luiz José dos Santos, terá sentido alterado, se tornando centro-bairro.
Também no sentido centro-bairro ficará a Rua Professor João Cândido Ferreira. A mudança se dará a partir do calçadão, dando sequência na Rua Benjamin Braga Filho, que também terá o mesmo sentido.