CIDADES

min de leitura - #

Idec avalia transporte gratuito de Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 19 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã Miguel Roberto do Amaral recebeu na manhã de ontem, o  pesquisador em Mobilidade Rafael Calabria e o advogado Michel Roberto de Souza, ambos do  Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).  Eles estiveram na cidade conhecendo o serviço de tarifa zero do transporte coletivo oferecido pela Prefeitura para a população. 
O prefeito estava acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores Eder Bueno e pelo vice Ilson Gagliano. Conforme Calabria, a visita faz parte de um projeto que tem por finalidade levar a ideia a outras cidades do Brasil. “É um serviço que algumas poucas cidades do pais implementaram e é um serviço que de fato é muito bom para o comércio e para o meio ambiente, pois reduz o impacto ambiental. Estamos trabalhando e conhecendo esses exemplos no Brasil para levar essa ideia para outras cidades brasileiras”. 

Imagem ilustrativa da imagem Idec avalia transporte gratuito de Ivaiporã


Miguel Amaral falou da importância do serviço oferecido para os trabalhadores de Ivaiporã. “É um serviço importante que atende a população dos bairros e do centro.  Socialmente é uma das grandes conquistas da Prefeitura de Ivaiporã”, comenta. 
O prefeito anunciou ainda, a doação da Prefeitura de Curitiba de dois ônibus para o transporte gratuito da cidade. “Quero agradecer o prefeito Rafael Greca, ao nosso deputado estadual Alexandre Curi que intercedeu por nós, para conseguimos da URBS um ônibus articulado e um ligeirinho. Vão passar por reforma e serão entregues para a população no início de fevereiro”, comenta. 
Atualmente o transporte de coletivo gratuito tem seis ônibus. “Será um reforço para o transporte coletivo. Hoje, por exemplo, a linha que faz o transporte da Vila Nova Porã já necessita de dois ônibus. Se usarmos o articulado, um ônibus já será o suficiente”, relata Miguel Amaral. 
IDEC
O Idec  é uma associação de consumidores sem fins lucrativos     que  tem por missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos.
Na área de Mobilidade Urbana o Idec atua em duas frentes principais: uma é voltada para a qualidade e a outra para a sustentabilidade, objetivando melhorar o serviço de transporte público, levando informação sobre os direitos e estimulando os cidadãos a exigi-los.