CIDADES

min de leitura - #

Idepplan apresenta projeto do novo Japira

Da redação

| Edição de 17 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O estudo preliminar do projeto de revitalização do Parque Municipal Japira, situado entre os jardins América e Trabalhista, na zona norte de Apucarana, foi finalizado e aprovado. O espaço ganhará calçadas em seu entorno, pista interna de caminhada, ciclofaixa, quadra de areia, academia ao ar livre, parque infantil, bicicletário, bancos e mesas, paisagismo, área de estacionamento, iluminação, espaço para apresentação cultural e pórticos de entrada.

O estudo foi apresentado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Panejamento (Idepplan) que agora vai finalizar o projeto para encaminhamento à Secretaria Municipal de Obras. O prefeito Junior da Femac explica que a revitalização segue o modelo de outros projetos que foram executados com sucesso. “Estou fazendo da mesma forma como aconteceu com a revitalização do Parque Biguaçu e com a implantação do Espaço das Feiras”, exemplifica o prefeito.
De acordo com Junior da Femac, o Córrego Japira corta o parque e faz parte do corredor de biodiversidade, integrando-se mais na frente à Unidade de Conservação do Parque da Raposa. “Vamos manter o que existe, preservando as árvores e plantando novas. Além do córrego, existe aqui também uma área de mata. A nossa intenção é que esse espaço seja utilizado pelas famílias, praticando esportes e atividades de lazer em contato com a natureza”, pontua Junior da Femac.
Conforme Anellize Alves dos Santos Campana, arquiteta do Idepplan, a obra será executada com recursos próprios, aproveitando as licitações já existentes. “A gente vai preservar tudo o que existe e incluir novos elementos urbanísticos. No entorno do córrego que passa no meio do parque vamos, além de calçadas para caminhadas, colocar diversas travessias e pontes”, afirma Anellize. O Parque Japira tem uma área total de cerca de 30 mil metros quadrados.