COLUNAS

min de leitura - #

Imbróglio do acesso

Editoria de Política

| Edição de 09 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O acesso dos moradores do Jardim Curitiba à BR-376 está mais próximo de ser resolvido. Ontem o prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), que cumpria agenda em Curitiba, foi informado por Ramirez Colodel (gerente do contrato de concessão) e Hamilton Luiz Boeing (superintendente regional do DER) que ambos se reuniram com dirigentes da CCR-Rodonorte para tratar do assunto. “A ata da reunião realizada na prefeitura, com a presença de representantes do Jardim Curitiba e do DER, foi entregue à Rodonorte e a concessionária concordou em apresentar um projeto de uma alça de acesso do bairro até a trincheira instalada junto ao 30º Bimec”, informou o prefeito.

Convite De passagem ontem por Ponta Grossa, o prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac, se reuniu com o colega prefeito Marcelo Rangel (PPS). No encontro, Junior oficializou convite para que o prefeito de Ponta Grossa prestigie a festa dos 75 anos de Apucarana, e o evento principal que é a Prova Pedestre 28 de Janeiro. 

Amuvi em Faxinal A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) fará reunião hoje, às 10 horas, no 40 Country Club de Faxinal. Na ocasião, será dada posse à nova diretoria, que tem como presidente o prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo. O prefeito de Faxinal substitui o de Apucarana, Beto Preto, que esteve no comando da associação por dois anos.

Na reunião Junior da Femac irá representar o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, na reunião da manhã de hoje, em Faxinal. Ele explicou que Beto Preto está bastante atarefado na capital do Estado colaborando com o governador Ratinho Junior nos ajustes necessários na área de saúde.

Espera Junior da Femac explica que, por enquanto, Beto Preto está licenciado do cargo de prefeito de Apucarana. Segundo Junior, Beto Preto aguarda a liberação de sua cessão pelo Governo Federal - via Previdência Social – ao Governo do Paraná. De posse do documento ele poderá ser oficialmente nomeado para exercer o cargo de secretário de Estado da saúde. 

Presenças Além dos 26 prefeitos que integram a Amuvi, também confirmaram presença na reunião de hoje em Faxinal o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os deputados federal Sérgio Sousa (MDB) e estadual Alexandre Curi (PSB) e o ex-governador Orlando Pessuti (MDB), além de vereadores e lideranças políticas da região.
União de todos O novo presidente da Amuvi, Ylson Cantagallo, o Galo, assinala que pretende ter uma associação bastante forte, com todos os 26 prefeitos unidos em torno de um objetivo comum, que é o desenvolvimento econômico e social de todo o Vale do Ivaí. Ele pede que os prefeitos participem de todas as reuniões da Amuvi.

Revezamento Vale lembrar que o prefeito Galo vai dirigir a Amuvi durante este ano de 2019. No ano que vem, ele passa o cargo para o primeiro-vice-presidente Washington Luiz da Silva (PSDB), prefeito de Kaloré. Este acordo foi feito quando da eleição realizada em dezembro do ano passado, quando optou-se pela formação de uma chapa única.

Posse nas Ciretrans O direto-geral do Detran-Pr, coronel César Vinícius Kogut, estará em Arapongas hoje. Às 16 horas, ele dá posse a Laércio Scarpeta como novo chefe da 17ª Ciretran local. Ele substitui Daily Camargo. Amanhã, às 10 horas, Kogut reempossa Fernando Garcia Algarte como chefe da 15ª Ciretran de Apucarana. Ele já vinha dirigindo o órgão.

Marca da gestão O brasão do Paraná será a marca da gestão do governo Ratinho Jr.. A nova identidade foi apresentada pelo secretário da Comunicação Social e Cultura, Hudson José, durante reunião de secretariado anteontem. “Respeitando princípios da legalidade, impessoalidade e economicidade, não usaremos slogans ou figuras que não sejam símbolos do Estado”, explicou Hudson José. 

Novo conceito O governador Ratinho Junior destacou que a nova marca da sua gestão traduz o conceito da nova gestão que se inicia no Paraná. “A nossa gestão será marcada pelo respeito ao bom uso do dinheiro público e ao cumprimento dos ordenamentos legais. A escolha do brasão atendeu a esses preceitos e também porque representa todo potencial do Paraná”, disse o governador.

Vapt Vupt

Vários prefeitos do Vale do Ivaí e seus assessores estiveram em Curitiba desde início desta semana.     
Prefeitos da região tiveram audiências em várias secretarias e órgãos do governo do Estado.               
Nesta semana, aliás, secretários de Estado têm recebido em Curitiba prefeitos e lideranças de todo o Estado.           
Os gestores públicos querem estreitar desde já o relacionamento com os novos secretários e diretores de órgãos.