COLUNAS

min de leitura - #

Inauguração com Beto Prero

Editoria de Política

| Edição de 08 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Será inaugurado na manhã de hoje o Ambulatório de Dermatologia, no primeiro andar do prédio da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. Na adaptação do antigo espaço do Centro de Especialidades Odontológicas – que foi transferido para outro local -, foram investidos R$ 286 mil. Além de melhorias na estrutura, foram adquiridos equipamentos e mobiliário. As obras do novo espaço da dermatologia foram iniciadas em 2018 e agora serão entregues pelo prefeito Junior da Femac (PDT), que fez questão da presença do principal responsável pela obra, o agora secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O evento acontece pela manhã, a partir das 9h30, no prédio da autarquia. 

Atendimento Conforme planejou Beto Preto, o Ambulatório de Dermatologia terá capacidade para dobrar o atendimento de pacientes nesta especialidade, contribuindo para atender à demanda na área. Segundo Junior da Femac, serão disponibilizados quatro consultórios, equipamentos modernos de diagnósticos e até um setor para pequenas cirurgias. 

Nas UBS´s Ainda na área de saúde, Junior da Femac está percorrendo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) para conversar com os servidores. “Estamos dialogando sobre o funcionamento e eventuais necessidades, mas o foco principal é investir em melhorias estruturais, dando sequência ao trabalho iniciado pelo ex-prefeito Beto Preto”, informa Junior.

Miltinho Púpio O ex-deputado estadual e atual assessor da Casa Civil, Miltinho Púpio, visitou anteontem o prefeito Junior da Femac. Eles conversaram sobre os planos do governador Ratinho Junior (PSD) para o interior, incluindo Apucarana e Vale do Ivaí. “O Miltinho é nosso companheiro de longa data e veio se colocar à disposição para nos ajudar nas tratativas com o governo e, em especial, com a Casa Civil”, disse Junior. 

Ar nos canos O vereador Lucas Leugi (Rede) está pedindo à Sanepar o cumprimento da Lei Municipal nº 30/2002, que trata da instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água das residências. Esta lei é de autoria do ex-vereador João Michelin (PPS), que foi aprovada e sancionada em 2002.

Emendas O problema é que a lei que trata da instalação de equipamento eliminador de ar das tubulações de água não indica quem vai arcar com os custos, se a Sanepar ou o consumidor de água, conforme detectou o vereador Rodolfo Mota (PSD). Vereadores divergem sobre por emendas na lei ou aprovação de uma outra.
Leis descumpridas Já o presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), pretende formar uma comissão de vereadores para levantar todas as leis aprovadas desde o ano passado que não estejam colocadas em prática e, assim, cobrar seu cumprimento. Ele cita sua própria lei aprovada em 2017, a Cidade Verde, obriga o plantio de grama em terrenos baldios.

IPTU Progressivo Para Luciano Molina, não adianta a Prefeitura só ficar fazendo roçagem de terrenos baldios e cobrando taxa pelo serviço no carnê do IPTU. Segundo ele, depois de duas ou três roçagens a Prefeitura deve cobrar do dono do imóvel o IPTU Progressivo, com elevação do imposto a partir de 5%, 10% até mais conforme o passar dos anos, até ele sentir no bolso.

Depósito do FPM Prefeituras recebem hoje o primeiro repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 20,08% maior em relação a igual período do ano passado. Apesar disso, prefeitos têm que ter cautela, pois esse repasse é o maior de março e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.

Eleição na AMP A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) marcou para o dia 23 de abril, às 9 horas, em sua sede em Curitiba, a assembleia geral para eleição da nova diretoria da entidade. Até o dia 15 de abril, a AMP vai divulgar a lista dos prefeitos e prefeitas que estão aptos a votar e, ao mesmo tempo, com direito de apresentar chapa. Mandato é para o biênio 2019/2020.

Diretoria A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) é presidida, atualmente, pelo prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini (MDB), que está no cargo desde abril do ano passado. Na condição de vice-presidente, ele substituiu o prefeito de Assis Chateaubriand, Michel Micheletto (PR), que deixou a presidência para concorrer a deputado estadual no pleito de 2018 e foi eleito.

Vapt Vupt

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está realizando correição nos Fóruns Eleitorais do Estado.
A correição nos Fóruns Eleitorais é feita pelo presidente do TRE, Gilberto Ferreira, e pelo corregedor Tito de Paula.
Os Fóruns Eleitorais estão recebendo eleitores desde ontem para regularização de seus títulos.
Quem não votou nas três últimas eleições e não justificou ausência tem até dia 6 de maio para se regularizar.