CIDADES

min de leitura - #

Incentivo aos parreirais

Adriana Savicki

| Edição de 01 de dezembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Lançado nesta semana pelo governo do estado, o programa Revitis, destinado a estimular a produção de uvas no Paraná, foi recebido com expectativa pelos produtores do fruto. Na região, os maiores produtores – os municípios de Rosário do Ivaí e Jandaia do Sul – produziram 3 mil toneladas, que geraram um rendimento de R$ 11,4 milhões em 2018 segundo levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura. Iniciativa inédita no Estado, o programa está apoiado em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.
Em Rosário do Ivaí, município que ostenta a condição de maior produtor de uva Niágara do Paraná, os produtores comemoram o lançamento do programa. No ano passado em cerca de 185 hectares os produtores colheram 1,5 mil toneladas, que movimentaram no município mais de R$ 6 milhões. A expectativa inicial era de colheita de 2,5 mil toneladas, mas a safra acabou sendo prejudicada em razão de problemas climáticos. 

Imagem ilustrativa da imagem Incentivo aos parreirais


O secretário municipal de agricultura de Rosário do Ivaí, Paulo Sérgio Braniak, acredita que o programa estadual vai propiciar melhor qualidade e variedade de uvas plantadas no município, bem como, aumentar o interesse dos produtores em investir na produção do vinho e sucos. De um total de 800 famílias de agricultores do município, atualmente cerca de 180 se dedicam a viticultura no município. 
“Isso vai criar melhores condições de mercado e consequentemente maior interesse de outras famílias em entrar no negócio. Terá um efeito positivo também na parte de agroindústria que podemos aumentar no município, gerando mais empregos e renda, além de criar mais atrativos turísticos com a produção artesanal de derivados da uva”, afirma Costa. 
Juvenal Braz da Silva, viticultor e diretor de comercialização da Associação dos Produtores Rurais de Rosário do Ivaí (Apri) também considera muito positivo o programa estadual. “É mais um incentivo importante, que vai gerar muito emprego no Paraná. Só para ter uma ideia, para tocar a minha produção nos trabalhamos em seis pessoas”. Em seis hectares Silva tem parreiral com 50 mil pés. 
O programa também gerou interesse em municípios onde a cultura não é tão tradicional. O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral acompanhou na terça-feira, o lançamento do Revitis. “Um ótimo programa, que se preocupa desde a produção a fabricação, terá linha de crédito com juros subsidiados e capacitação para os envolvidos na atividade. Com certeza, também vamos investir nessa cultura. Nós temos um programa municipal de fruticultura, e queremos investir também na uva”, comentou. (COM AGÊNCIAS)

Apucaranense aposta em vinícola
Em Apucarana, o incentivo à viticultura veio com o programa Terra Forte, implantado pela prefeitura. Atualmente o município tem uma produção modesta – ano passado foram 230 toneladas - , mas com potencial de crescimento, inclusive de forma interligada ao turismo.
Com a proposta de se tornar um atrativo turístico, foi aberta à visitação neste mês a Vinícola Casa Carnasciali, a primeira na Serra de Apucarana. Além dos vinhedos, o empreendimento localizado na Rodovia do Milho oferece como atrativo espaço para os visitantes curtirem a natureza e para realização de eventos. 
A estrutura ainda possui um wine bar com opção degustação de vinhos e espumantes brasileiros de alta qualidade produzidos por pequenas vinícolas. A produção própria da vinícola Carnasciali será a partir do próximo ano, com vinhos e espumantes diferenciados. “Foram 13 anos de pesquisas que resultou na formação de um vinhedo com uvas viníferas de alta qualidade. O manejo utilizado é referenciado como agricultura de precisão”, explica o empreendedor Rogério Carnasciali.
A vinícola produz uvas chardonnay, pinot noir e shiraz. A primeira safra de 2 toneladas foi feita em dezembro do ano passado. A partir de 2021, a colheita será com 100% da capacidade de produção e com previsão de 30 mil quilos, produzindo 30 mil garrafas de vinhos e espumantes.

Programa vai integrar atores da cadeia produtiva
O programa Revitis é uma parceria entre o Governo do Estado, autarquias, as universidades e a iniciativa privada, e prevê a autossuficiência da cadeia produtiva como resposta à falta de parreiras para atender a demanda da indústria local.
Segundo o governador Ratinho Junior, o estímulo à produção de uva com qualidade vai gerar emprego e renda. “A ideia é fortalecer a produção de uva, suco e vinho. O Paraná foi um grande produtor no passado e ao longo do tempo diminuímos a produção. Queremos retomar essa cadeia com muita força e com planejamento integrado”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos disputar em grau de igualdade com o Rio Grande do Sul e consolidar nossos vinhos em todo o mundo”.
O Revitis vai integrar os atores da cadeia produtiva da uva, capacitar produtores e reestruturar a rede estadual da pesquisa para a viticultura, além de promover o turismo relacionado à cultura da uva e derivados. Haverá linhas de financiamento e acompanhamento técnico. A viticultura e a vitivinicultura (produção para vinhos) têm potencial de aumentar o leque de alternativas para a geração de renda nas pequenas propriedades rurais, porque conseguem gerar mais oportunidades de emprego do que culturas extensivas.
No Paraná, falta uva para atender o aumento da demanda para a indústria instalada. Os produtores estaduais importam mais de 90% das uvas de mesa que utiliza para fazer sucos e vinhos coloniais e cerca de 84% das uvas para vinhos finos.