OPINIÃO

min de leitura - #

Indignação com morte de ciclista em Arapongas

da redação

| Edição de 15 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A morte do ciclista Diego Henrique Oliveira da Silva, de 25 anos, ainda gera muita comoção em Arapongas. Amigos do jovem realizam amanhã à tarde um protesto pelas ruas da cidade para pedir a punição dos responsáveis por essa tragédia. Diego trafegava pela ciclovia da Rua Rouxinol no último sábado (9) pela manhã quando foi atingido por um carro em alta velocidade. Ele morreu na hora. Sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista Giovani de Lima da Silva, de 18 anos, foi preso. Ele havia consumido bebidas alcoólicas e, segundo testemunhas, participava de um racha. 

O motorista foi liberado na tarde de terça-feira após decisão judicial, já que não tem antecedentes criminais e possui residência fixa. Segundo a Polícia Civil, ele poderá responder por homicídio doloso (quanto há intenção de matar). 
As investigações em torno do acidente aumentam a indignação de amigos e da população em geral.  A polícia já identificou três motociclistas suspeitos de envolvimento no acidente. Eles estariam participando do racha com o motorista do Golf (VW), que acabou atingindo o ciclista. Os três motociclistas também não tinham CNH. 
Esse acidente chama atenção para a irresponsabilidade de muitos jovens no trânsito. Os quatro envolvidos na tragédia não podiam legalmente conduzir carros e motos. Mesmo assim, estavam nas ruas e, pior, praticando racha. É um absurdo e que aumenta a indignação das pessoas. 
É algo que preocupa. Uma vítima inocente pagou com a vida por tamanha irresponsabilidade. O jovem de 25 anos estava indo trabalhar de bicicleta, em plena ciclovia, quando foi atingido. 
É preciso, definitivamente, repensar o trânsito. O que a sociedade está fazendo de errado? Quatro jovens sem CNH não podem circular livremente. É preciso trabalhar a educação, principalmente, melhorando a formação desses motoristas. Segundo, é essencial também ampliar a fiscalização. É inaceitável que tantas pessoas dirijam sem habilitação e ainda desrespeitem as leis e todos os limites do bom senso. Terceiro, os responsáveis pelos crimes de trânsito precisam ser condenados pela Justiça. Caso contrário, tragédias como essa se repetirão ainda muitas vezes.