COLUNAS

min de leitura - #

Indignação com vandalismo

Editoria de Política

| Edição de 30 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vandalismo em praças e parques e os arrombamentos e furtos em prédios públicos em Apucarana vêm gerando muita revolta e inconformismo ao prefeito Beto Preto (PSD). “Fico indignado com a destruição de sanitários em parques públicos, com atos de vandalismo em praças, como aconteceu recentemente no bairro 28 de Janeiro, e danos materiais em postos de saúde e creches”, lamenta o prefeito. Ontem, o município registrou mais dois boletins de ocorrência na 17ª Subdivisão Policial, em relação ao arrombamento e furtos de botijão de gás, micro-ondas e um computador, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova. “Além de portas e janelas arrebentadas, são subtraídos equipamentos utilizados para atender a população”, lamenta o prefeito Beto Preto.  

Denúncia O prefeito Beto Preto fez ontem um apelo às comunidades vizinhas de prédios, praças e parques, no sentido de colaborarem na conservação dos bens públicos. “Pedimos às pessoas que, ao observarem qualquer tipo de conduta suspeita, denunciem à Polícia Militar ou à Guarda Municipal. “O prejuízo é grande e precisamos punir os infratores”, diz Beto Preto. 

Virada Cultural  Será aberta hoje, a partir das 14 horas, na Praça CEU, no Jardim América, a “Virada Cultural de Apucarana”. Serão 24 horas ininterruptas de apresentações musicais, danças, performances e outras atividades. O prefeito Beto Preto está inscrito para se apresentar a partir das 20 horas. Ele deve cantar algumas canções de Elvis Presley. 

Tarifa da água  A exemplo de Apucarana, a Câmara de Marilândia do Sul também aprovou projeto de lei que acaba com a tarifa mínima da água cobrada dos consumidores pela Sanepar. A lei, de autoria do vereador Joely Gomes Damasco (PHS), popular Lila, já foi sancionada pelo prefeito Aquiles Taqueda (PV) e está em vigor desde o dia 27 de outubro, porém não está sendo cumprida.

Providências O vereador Lila diz que tem pedido providências ao Procon e demais setores competentes de Marilândia do Sul para que fiscalizem e façam a Sanepar cumprir a lei que acaba com a tarifa mínima da água. O não cumprimento resulta em multa à Sanepar no valor de uma Unidade Fiscal do Município (UFM), o equivalente hoje a R$ 75,92 por domicílio.

Novos servidores O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), empossou no final da tarde de anteontem novos servidores municipais contratados através de concurso público. São 16 profissionais que ocuparão o cargo de agente de combate a endemias, quatro enfermeiros e um psicólogo. Segundo Onofre, é mais um grupo para levar serviço de qualidade à população.
Transmissão A governadora Cid Borghetti (PP) já começou a distribuir convites a autoridades e convidados especiais para a cerimônia de transmissão de cargo ao governador eleito Ratinho Júnior (PSD). De acordo com o convite, a cerimônia será às 9h30 do dia 1º de janeiro no Palácio Iguaçu. Prefeitos do Vale estarão lá.

Tornozeleira A Justiça determinou que o prefeito afastado de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), deixe de ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Francisconi foi denunciado pelo Ministério Público, junto com outras pessoas, por ser suspeito de fazer parte de um esquema de fraudes em contratos de empresas com o município e pagamentos de propina.

Esquema O Ministério Público do Paraná deflagrou em setembro a Operação Patrocínio, que apura fraude em licitações, superfaturamento e falsificação de notas fiscais na Prefeitura de Rolândia. O esquema envolvia empresários, ex-secretários e o prefeito Francisconi. A defesa entrou com recurso no Tribunal de Justiça alegando que a tornozeleira era desnecessária.

Auxílio-moradia A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu ontem da decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou o auxílio-moradia de todas as carreiras jurídicas. Raquel pediu a Fux que reconsidere a decisão ou submeta o tema ao plenário do STF, formado por dez ministros. Ela quer que a decisão não atinja o MP.

Devolução A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a campanha presidencial do PT devolva ao Fundo Partidário os valores gastos para financiar a campanha do ex-presidente Lula nas eleições deste ano. Segundo a procuradora, recursos públicos destinados aos partidos não podem ser usados por candidatos que estão inelegíveis.

Vapt Vupt

Prefeituras do Vale do Ivaí estão preparando programações especiais de Natal e Ano Novo em dezembro.             
Prefeitos estão fazendo campanhas no sentido de convencer consumidores a fazer compras na sua cidade.           
No Vale do Ivaí, alguns municípios comemoram aniversário no mês de dezembro, junto com as festas natalinas.         
No entanto, diante da crise vivida pelas prefeitura, nem todas vão comemorar aniversário com festa.