COLUNAS

min de leitura - #

Industrialização em pauta

Editoria de Política

| Edição de 06 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Em ato previsto para as 10 horas de hoje, no gabinete municipal, serão assinados com empresários contratos de cessão de novos terrenos em vários parques industriais de Apucarana. Durante o evento, o prefeito Junior da Femac (PDT) deve fazer um balanço das obras de infraestrutura que estão em andamento e outras que serão levadas para os parques industriais. Ele também irá se manifestar sobre as recentes conquistas de novas empresas para o Município, notadamente no ramo agroindustrial, que representam um investimento de cerca de R$ 140 milhões. “Apucarana é uma cidade universitária que forma, constantemente, bons profissionais e isso representa mão de obra qualificada. Temos ainda uma boa condição logística e o maior polo de confecção de roupas no Paraná”, avalia Junior da Femac, acrescentando que as perspectivas para ao futuro são positivas. 

Nota de Pesar O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), emitiu ontem nota de pesar pela morte do delegado de polícia Gustavo Dante, ocorrida no sábado, em Ribeirão Preto-SP, considerando uma grande perda para Apucarana. Molina lembra que Gustavo Dante assumiu a chefia da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana no dia 31 de janeiro deste ano e vinha prestando um grande serviço à cidade e à região.

Na Rede Vida A entrevista que o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, concederam na semana passada no Hospital do Câncer, de Barretos, vai ao ar no próximo domingo (dia 11), às 22 horas, no programa de Henrique Prata, na Rede Vida de Televisão, em nível nacional. Henrique Prata é o presidente da Fundação Pio XII, que administra o Hospital do Câncer, de Barretos, considerado uma referência nacional.

Biometria Hoje é feriado em Ivaiporã, dia do padroeiro Senhor Bom Jesus. O Cartório Eleitoral informa que, apesar do feriado, estará atendendo hoje, das 13 às 17 horas, aos interessados em fazer o cadastramento biométrico do título de eleitor. O aviso vale para os eleitores de Ivaiporã, Arapuã, Jardim Alegre e Lidianópolis. O eleitor deve levar documento com foto, título de eleitor e comprovante de residência (em seu nome, dos pais ou do cônjuge).

Plano Diretor A Prefeitura de Jandaia do Sul e a Comissão Técnica do Plano Diretor iniciam a partir de hoje as oficinas para atualização do Plano Diretor do município. As reuniões serão realizadas primeiramente nos bairros urbanos, sendo a primeira no César Lattes, às 18h, na Escola César Lattes. As oficinas são espaços com debates envolvendo os representantes da prefeitura, lideranças comunitárias e moradores dos bairros. A população também pode participar respondendo a um questionário disponível no site do Plano.

Vagas para mulheres I Os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei que reserva 5% das vagas de trabalho para mulheres na construção de obras públicas. A votação  foi ontem à tarde, na primeira sessão após o recesso parlamentar. Foram 47 votos a favor e dois contrários, conforme número registrado pela Alep. 

Vagas para mulheres II Com a aprovação, editais de licitações públicas e contratos diretos para realização de obras devem constar a reserva mínima de vagas. O texto determina que essa reserva vale para obras da administração direta e indireta. Para que a lei entre em vigor, precisa ainda ser aprovada em segunda votação e ser sancionada pelo governador do estado.

Com Alcolumbre O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, recebeu em sua residência oficial, ontem, o presidente da Confederação Nacional de Municpios (CNM), Glademir Aroldi. Alcolumbre garantiu que o Senado está disposto a incluir na reforma da Previdência os 2.108 municípios que têm regimes próprios. Para Alcolumbre, não se pode deixar os municípios de fora, porque estarão seriamente prejudicados.

Economia Glademir Aroldi entregou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um ofício com os principais pleitos do movimento municipalista dentro do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 e pediu o apoio do presidente da Casa para atender essas demandas. “A economia para esses mais de 2 mil Municípios que têm o RPPS será R$ 170 bilhões em dez anos”, informou. 

Vapt Vupt

Um bom público prestigiou a sessão da Câmara de Apucarana, ontem, na volta do recesso.       
No retorno do recesso, alguns vereadores de Apucarana disseram estar prontos para atuar no segundo semestre.     
No Vale do Ivaí, muitos vereadores estão trabalhando dobrado visando a reeleição no pleito de 2020.     
As eleições para prefeito e vereador prometem ser bastante acirradas em algumas cidades da região.