CIDADES

min de leitura - #

Inovação é tema de fórum em Apucarana

SILVIA VILARINHO

| Edição de 14 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Apucarana sediou ontem o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Ivaí, encontro voltado para prefeitos, gestores públicos e vereadores para tratar de inovação e modernização dos municípios da região. Representantes de 20 municípios participaram do encontro que aconteceu no anfiteatro do CREA. O evento foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Apucarana.
Segundo Sharlene Sarti, gerente da RCD o fórum teve como objetivo promover a troca de experiências entre os gestores, trazendo modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado.
“Nesse primeiro encontro o objetivo incentivar e facilitar para que as prefeituras tenham acesso ao que o mercado tem de oferecer e o que tem sido feito nas prefeituras para melhorar o atendimento e dar mais eficiência à máquina pública”, esclarece Sharlene.
Para a gerente da rede, o importante é encontrar soluções para dar mais agilidade e tirar a administração do analógico. “Muitas prefeituras estão buscando tornar as cidades mais inteligentes, mais humanas,  atendendo melhor as pessoas”, detalha. 
O fórum também reconheceu a iniciativa dos gestores envolvidos com esse conceito e entregou dez títulos de “prefeito inovador”.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, recebeu o título devido a diversas ações, como a implantação de aplicativos de rastreamento em tempo real da frota do transporte coletivo, de automatização do controle de vagas do estacionamento rotativo, informatização dos atendimentos do Programa de Saúde Mental e o APP de turismo “visite Apucarana”. 
Na região também receberam o título os prefeito de Faxinal e presidente da a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Alvaro Cantagallo, e os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre, e Cambira, Emerson Toledo Pires. 
Toledo destacou a experiência em inovação. “É uma busca pelo conhecimento, uma troca de ideias. Em 2017 implantei um sistema na saúde que deu um ótimo resultado. E quero levar  isso para outros setores da prefeitura. Assim, vamos buscando mais eficiência, qualidade e economia, com inovação com planejamento”, finaliza. (COM ASSESSORIA)