COLUNAS

min de leitura - #

Integração regional

Editoria de Política

| Edição de 18 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Oficina Regional para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ivaí, iniciada ontem em Apucarana, teve a presença de representantes de vinte municípios. A maioria deles foi representada por secretários municipais, vereadores e lideranças empresariais. Prefeitos presentes foram apenas quatro: Beto Preto (Apucarana), Paulo Wilson Mendes (Califórnia), Emerson Toledo (Cambira) e Ilton Kuroda (Rosário do Ivaí). Autoridades e técnicos do Governo do Estado também reiteraram ontem em Apucarana que é preciso buscar um desenvolvimento integrado e que todos os municípios da região devem participar, opinar e decidir sobre a aplicação do plano. O Paraná Projetos produziu o diagnóstico com base nos 28 municípios do Território do Vale do Ivaí, 26 municípios da Amuvi e 25 municípios integrantes da Amuvitur. 

Na região A partir de hoje, técnicos da Sedu, Paraná Projetos e Agência Paraná de Desenvolvimento continuam cumprindo agenda na região. A comitiva irá visitar atividades produtivas e pontos de atração turística. O roteiro prevê visita a projetos de fruticultura, em Apucarana; Sítio Mori (Café Qualidade Paraná), em Cambira; Santuário Santa Rita de Cássia em Lunardelli; e Resort, em Borrazópolis.

Fechamento Amanhã, o grupo visita Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Faxinal, para conhecer a produção de vinhos, queijos e flores, além do roteiro das cachoeiras. A programação será encerrada na sexta-feira, a partir das 9 horas, novamente no Sebrae de Apucarana, para fechamento do plano de desenvolvimento regional, quando mais atividades serão executadas em grupo.

Moção de Aplausos As vereadoras Cleide Bisca (PSDB) e Angélica Ferreira (PSC), de Arapongas, apresentaram na sessão de segunda-feira à noite Moção de Aplausos à nova comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, empossada nesta semana pela governadora Cida Borghetti (PP).

Primeira mulher As vereadoras Cleide Bisca e Angélica Ferreira destacam que a coronel Audilene Rosa tem uma vasta folha de serviços prestados na Polícia Militar do Paraná e é a primeira mulher a assumir o comando geral da corporação em toda sua história. Elas acreditam que a coronel fará um excelente trabalho no comando.

Municipalista I A governadora Cida Borghetti (PP) recebeu ontem prefeitos da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), que lhe entregaram ofícios com as principais demandas das cidades. Cida também recebeu prefeitos das regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste e reafirmou o compromisso de manter um diálogo aberto e constante com os gestores municipais.
Municipalista II “Somos um governo municipalista. Conheço as demandas e as reais necessidades das cidades, que é onde as pessoas vivem. Vamos manter as portas sempre abertas para atender e encaminhar as questões das prefeituras”, disse a governadora Cida Borghetti, que manifestou a sua disposição de manter seu gabinete sempre aberto aos prefeitos.

Primeira audiência O prefeito de Cambira, Emerson Toledo (PROS), manteve segunda-feira, no Palácio Iguaçu, a sua primeira audiência individual com a governadora Cida Borghetti. Ele estava acompanhado do deputado estadual Dr. Batista (PMN). Toledo assegura que foi o primeiro prefeito do Paraná a ser recebido por Cida após sua posse. 

Demandas Na audiência com a governadora Cida Borghetti, o prefeito Emerson Toledo apresentou uma série de reivindicações para seu município, com destaque para as áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana e rural, além de investimentos na aquisição de máquinas. Para Toledo, o encontro foi bastante produtivo para Cambira.

Visita a Lula I Onze senadores fizeram, na tarde de ontem, uma diligência nas instalações onde o ex-presidente Lula (PT) está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O senador João Capiberibe (PSB), em entrevista à imprensa, disse que a diligência foi também uma visita política. “Não deixa de ser uma visita política porque se trata de um preso político.” 

Visita a Lula II João Capiberibe afirmou que Lula está bem, mas indignado com “as distorções que chegam para a população”. Segundo ele, o ex-presidente está preocupado com a instabilidade que o País atravessa e com o funcionamento das instituições. O senador disse que as instalações são razoáveis e que a grande preocupação da comissão é com o isolamento do ex-presidente.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale do Ivaí deverão estar em Curitiba hoje para audiências no Palácio Iguaçu.         
Da estada dos prefeitos em Curitiba faz parte um almoço com a governadora Cida Borghetti.         
O deputado federal Ricardo Barros (PP) também tem se reunido com prefeitos em Curitiba.     
Ricardo Barros trabalha na sua pré-candidatura à reeleição de deputado federal.