CIDADES

min de leitura - #

Intervalo entre 2ª dose e reforço é reduzido

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Saúde anunciou ontem a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão. Inclusive aquelas que receberam a Janssen, que passa a contar com uma segunda dose - aplicada dois meses após a primeira - e a dose de reforço. 

A vacina da Janssen que era aplicada em dose única e passará a ter duas doses.  “No início, a recomendação era de que esta vacina fosse de dose única. Hoje, sabemos que é necessária esta proteção adicional. Então, quem já tomou a Janssen, agora vai tomar a segunda dose do mesmo imunizante. E, lá adiante, cinco meses após [a segunda dose], um reforço com imunizante diferente”, disse o ministro Marcelo Queiroga, que garantiu que há estoques suficientes de  imunizantes para alteração de calendário vacinal.

APUCARANA 
Nos próximos três dias Apucarana vai aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em todas as pessoas com idade a partir de 60 anos que tenham recebido a 2ª dose há 5 meses ou mais. O município está seguindo a nova determinação do Ministério da Saúde. Paralelamente a aplicação da dose de reforço, nesta quarta, quinta e sexta-feira Apucarana também vai vacinar com a 2ª dose da Pfizer e Coronavac as pessoas que estão com o agendamento marcado para os dias 17,18 e 19 de novembro.
A imunização contra a Covid-19 também continua para todos os grupos já anunciados.