COLUNAS

min de leitura - #

Intervenções no trânsito

Editoria de Política

| Edição de 24 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O anúncio do recape asfáltico de um trecho da Rua Munhoz da Rocha, em Apucarana, que começa na próxima segunda-feira, foi destacado ontem pelos vereadores Luciano Molina (Rede), José Airton Deco de Araújo (PR), Franciley Poim (PSB) e Gentil Pereira (PV). Todos são unânimes ao avaliar que as obras estão acontecendo nos bairros que mais precisam de infraestrutura urbana e, ao mesmo tempo, a área central não está sendo esquecida. Nos próximos dias, o prefeito Junior da Femac (PDT) deve se reunir com engenheiros e técnicos da Secretaria de Obras e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), para tratar de novas intervenções no trânsito da cidade. Está em estudo adiantado a implantação de rotatórias e novos semáforos em alguns pontos, incluindo as ruas Osvaldo Cruz, Severino Ceruti e Central do Paraná. 

Fim da espera Uma espera de 32 anos de alguns empresários estabelecidos no Parque Industrial Norte de Apucarana começa a se desfazer hoje. O sistema de drenagem e a pavimentação asfáltica das ruas Aço, Estanho e Silício serão autorizados hoje pelo prefeito Junior da Femac. São quase 6.500 metros quadrados de asfalto, a um custo de R$ 550 mil. A ordem de serviço será assinada às 16 horas, no gabinete municipal. 

Luto na Câmara I O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Augusto Molina Ferreira, em nome de todos os vereadores e servidores da Câmara, manifestou ontem profundo pesar pela morte da sra. Laura Ambrósia de Jesus, mãe do vereador Gentil Pereira de Souza Filho, ocorrida no final da tarde de ontem. Ele também decretou luto oficial por três dias no Legislativo.

Luto na Câmara II Dona Laura, como era carinhosamente chamada, estava acamada e morreu na sua casa, em Apucarana. Ela deixa seis filhos e onze netos. “Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor”, diz a nota de pesar assinada pelo presidente da Câmara, Luciano Molina.

Nota de pesar O prefeito Junior da Femac também emitiu nota de pesar pelo falecimento da Sra. Laura Ambrósia de Jesus, mãe do empresário e vereador Gentil Pereira de Souza Filho. “Manifesto meus sinceros sentimentos ao vereador Gentil Pereira e seus familiares e amigos, pela perda de sua mãe”, afirmou o prefeito, ao tomar conhecimento do ocorrido no final da tarde de ontem.

Moção ao Nilo Cairo Em reunião na tarde de ontem com o presidente do Legislativo de Apucarana, professor Luciano Molina, com a vereadora Márcia Sousa (PSD) e o diretor da Câmara Municipal, Luiz Carlos Balan, as diretoras do Colégio Estadual Nilo Cairo, Maria Luísa da Silva Samuelsson e Doroty Campos, definiram para o dia 17 de junho, no Salão Nobre do Colégio Nilo Cairo, a entrega da Moção de Aplausos, à instituição de ensino. 

Sessão no colégio A Moção de Aplausos ao Colégio Nilo Cairo de Apucarana, de autoria de Márcia Sousa, será entregue, às 15h30, antecedendo a sessão ordinária, que também será realizada no colégio. “Mais uma vez estaremos levando a nossa estrutura para uma instituição de ensino. O primeiro local que realizamos a sessão ordinária, fora do Legislativo, foi no Colégio São José, em comemoração aos 100 anos dos Oblatos no Brasil”, diz Molina.

Casa do Coaf O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) emitiu nota ontem nas redes sociais explicando que o Ministério da Economia é a casa natural do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). “Assim deve ser no Brasil e é assim na maior parte do mundo, principalmente nos países desenvolvidos. Isto porque o Coaf é o controle de informações de operações financeiras”, justificou.

Mercados I Durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional, nesta quarta-feira, o deputado federal paranaense Pedro Lupion (DEM) aproveitou a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para enaltecer o trabalho feito por ela para abrir mercados ao Brasil no exterior. Ela fez longa viagem a vários países da Ásia como Japão, China, Indonésia e Vietnã.

Mercados II “Vossa excelência tem trabalhado muito para abrir mercados e colocar os produtos brasileiros lá fora, protegê-los, o que possibilitará a melhoria da renda dos nossos produtores, bons mercados para vendermos os nossos produtos e, principalmente, o desenvolvimento da nossa economia e do nosso País”, disse o deputado Pedro Lupion.

Vapt Vupt

O processo de licitação do transporte coletivo urbano de Apucarana, ontem na Prefeitura, foi bastante concorrido.
Vereadores e dirigentes de segmentos organizados acompanharam atentamente o processo.    
A exemplo de Apucarana, diversas prefeituras da região estão adotando transparência nas licitações públicas.
O Ministério Público, por sua vez, está monitorando as licitações feitas pelos organismos oficiais.