POLÍTICA

min de leitura - #

“Invasão” ao Palácio Iguaçu

Da Redação

| Edição de 08 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Durante inauguração ontem da Delegacia da Mulher, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), manifestou a sua convicção de que as obras de construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) também já estão com o processo de licitação pronto e que a autorização para isso será assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD) nos próximos dias 15 ou 16. “Só estamos em dúvida se o governador virá aqui para assinar ou se nós vamos assinar lá no Palácio Iguaçu. Se ele não vier, vamos encher um ônibus com representantes do Conselho de Segurança Pública, do Rotary Club, da Maçonaria, presidentes de bairros, vereadores e demais lideranças e vamos lá invadir o Palácio Iguaçu”, afirmou Onofre.

Obra esperada De acordo com o prefeito Sérgio Onofre da Silva, a construção do CDP é uma das obras mais esperadas em Arapongas e deverá ser o grande feito dos últimos 30 anos. Ele observa que já teve governador que veio a Arapongas para assinar a ordem de serviço para este CDP sem ter ao menos projeto aprovado, foi só para buscar votos em Arapongas. Ele assinala que esta obra é uma luta incansável sua e de toda a conjuntura da comunidade araponguense.

Rotatória I Em reunião mantida ontem em seu gabinete com o padre José Antônio Bertolin, diretor do Colégio São José, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), discutiu mais uma vez a implantação de uma rotatória, na Rua Padre Severino Cerutti, no ponto em que cruza com a Praça Duque de Caxias. “O projeto está finalizado e agora deveremos lançar o edital de licitação”, anunciou Junior da Femac. Bertolin manifestou novamente a preocupação com a segurança no trânsito naquela região. 

Rotatória II Padre Bertolin lembrou que são seis ruas que se cruzam neste ponto da Severino Cerutti, dificultando o tráfego, principalmente em horários de pico. Junior da Femac assinala que novas intervenções no trânsito de Apucarana também estão previstas para a Avenida Central do Paraná no cruzamento com a Rua Dom Pedro II, no Jardim América. E ainda na Rua Rio de Janeiro, junto à Avenida Minas Gerais, onde poderá ser criada nova via de acesso ao centro.

Contorno Sul  O encaminhamento das obras de duplicação do Contorno Sul de Apucarana foi tema de reunião ontem entre o prefeito Junior da Femac e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Concessionária CCR-Rodonorte. “A segunda etapa da obra segue avançando e agora começam a ser implantados dois viadutos nos cruzamentos com a ruas Nova Ucrânia e Cristiano Kussmaul”, comentou o prefeito.

Desenvolvimento Segundo Junior da Femac, a duplicação do Contorno Sul, somada às duas novas ligações de acesso pela Nova Ucrânia e Cristiano Kussmaul, representa um importante avanço para o desenvolvimento de Apucarana nesta região. “Abrem-se áreas para projetos imobiliários e industriais, movimentando a economia e gerando mais empregos”, avaliou. 

Extinção O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse estar preocupado com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no Congresso Nacional e que, entre outras medidas, prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. No Estado, 64 cidades estariam nesses condições.

Realidade Para Ademar Traiano, a proposta do Governo Federal é preocupante e não deve prosperar no Congresso. “Nós conhecemos a realidade do Paraná e é bem diferenciada de outras regiões do país. Temos municípios, na faixa de 4 mil habitantes, muito bem estruturados. Vejo com muita preocupação esse projeto de iniciativa do Governo Federal”, relata. “Acho que é preciso rever algumas situações, até porque o prejuízo para a população será muito grande”, avalia. 

Previdência O presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), convocou para a próxima terça-feira, às 10 horas, Sessão Solene do Congresso Nacional para promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência. Após este ato, as alterações feitas pelo governo e Congresso no regime previdenciário do País já começam a fazer efeito. A PEC foi aprovado no Senado no dia 23 de outubro.