OPINIÃO

min de leitura - #

Investimentos em educação transformam a sociedade

Da Redação

| Edição de 12 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A qualidade da educação depende de muitos fatores, que vão desde a qualificação dos professores até a infraestrutura adequada, com escolas em perfeitas condições. Em Apucarana, a Prefeitura vem investindo no setor, trabalhando na qualificação dos docentes, mas, principalmente, na melhoria dos estabelecimentos de ensino. 

Em pouco mais de quatro anos, a Autarquia Municipal de Educação (AME) investiu R$ 25 milhões na reforma e ampliação de escolas. Nesse período, 39 obras foram concluídas, outras nove estão em execução e mais duas em processo de licitação. Nas próximas semanas, um novo “pacote” deve ser anunciado, com obras em mais seis unidades de ensino da rede municipal. 
A educação precisa ser o carro-chefe de todas as administrações públicas. Somente investindo na melhoria do sistema público – que atende a maior parte dos estudantes, a maioria de classes mais populares – será possível promover uma verdadeira revolução no país. Infelizmente, o ensino brasileiro está sucateado e vem sendo deixado de lado ao longo das décadas. 
Apucarana está no caminho certo. O município, que é um dos pioneiros no ensino em tempo integral no País, investe continuadamente em melhorias na sua infraestrutura. Apucarana conta hoje com 60 prédios de escolas municipais e centros municipais de educação infantil. Desse total, segundo a prefeitura, 50 já receberam obras de reforma ou ampliação. É algo excepcional, que mostra, sim, um compromisso com a educação. 
Algumas dessas escolas e creches aguardavam há décadas por obras. Os problemas de infraestrutura prejudicavam, sem dúvida, a qualidade do ensino ofertado. Até porque não adianta implantar o ensino integral, por exemplo, se não há estrutura necessária para todas as atividades de contraturno. 
As crianças precisam de ambientes saudáveis e seguros para estudar e apreender. É assim que se forma cidadãos para o futuro. 
É claro que existem muitos desafios ainda pela frente, principalmente na questão de melhorar os salários e as condições de trabalho dos professores, entre outras medidas fundamentais para fechar o ciclo na educação. Até porque esse setor exige intervenções permanentes. 
No entanto, Apucarana está à frente da maioria dos municípios. Há anos a Prefeitura não realizava tantas obras e investia tanto na melhoria do ensino, incluindo também o aprimoramento da merenda escolar e do transporte dos alunos. O município age de forma correta. A educação precisa ser prioridade, pois tem um papel transformar na vida da sociedade