OPINIÃO

min de leitura - #

Investir em Educação é garantia de bons frutos

Da Redação

| Edição de 23 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Os investimentos em Educação feitos pela Prefeitura de Apucarana têm sido substanciais para melhorar o setor no município. Hoje, a educação municipal apucaranense apresenta níveis excelentes, comprovados através de resultados recentes em competições nacionais. Se ter a Educação como prioridade é o que se espera de qualquer administração pública, Apucarana dá mostras de que está.
Ontem, foram apresentados os materiais escolares e uniformes que serão utilizados pelos 12 mil alunos da rede municipal de ensino no ano letivo de 2020, bem como os uniformes de trabalho e equipamentos de segurança (EPIs) destinados aos profissionais da educação. O total do investimento, com recursos próprios do município, é de quase R$ 3 milhões.
Estes investimentos se juntam a tantos outros, trazidos por reportagens recentes da Tribuna. No ano passado, por exemplo, foi destacado que, dos 60 prédios voltados para a Educação de Apucarana, 59 já haviam recebido melhorias através da gestão atual da Prefeitura. O dado chama ainda mais atenção se colocado em perspectiva: Apucarana é um dos municípios mais endividados do estado, fruto de débitos contraídos por gestões anteriores e, mesmo com este cenário negativo, tem conseguido melhorar a vida de professores, alunos, funcionários e toda comunidade educacional.
Os resultados são claros: no final do ano passado, a prefeitura realizou a premiação dos alunos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na edição daquele ano, as crianças da rede municipal de ensino conquistaram 1.434 medalhas no concurso, sendo 586 de ouro, 484 de prata e 364 de bronze.
Investir em Educação precisa ser uma das prioridades dos governantes, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Escolas são os verdadeiros motores do desenvolvimento de uma sociedade e, neste sentido, os esforços de Apucarana na área precisam ser reconhecidos. A administração municipal demonstra estar no caminho certo, equiparando o ensino público ao privado em diversos aspectos ao dar todo o suporte necessário para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades e crescerem como cidadãos.