OPINIÃO

min de leitura - #

Investir em educação para melhorar o trânsito

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O alto número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) suspensas chama atenção para o grande índice de desrespeito às leis de trânsito nos três principais municípios da região. O crescimento de pessoas que perderam o direito de dirigir neste ano nas cidades em questão demonstra que é preciso investir seriamente em educação no trânsito. Caso contrário, cada vez mais acidentes, muitos deles fatais, serão vistos nas ruas das cidades.

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), trazidos por reportagem publicada na edição de ontem da Tribuna, apontam um aumento significativo no número de suspensões da CNHs em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã. Foram 1.860 documentos suspensos nos primeiros nove meses do ano de 2019, contra 1.830 de todo o ano anterior. A maior porcentagem de aumento foi em Arapongas, com 11%, com ainda um quarto do ano para ser contabilizado. Em seguida aparece Apucarana e depois, Ivaiporã.
Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. O grande problema é que estas suspensões são ocasionadas pelo acúmulo de infrações de trânsito, justamente a principal causa de acidentes. Em todos os levantamentos realizados, o fator humano tem uma participação significativa como agente causador dos acidentes. A ingestão de álcool, por exemplo, causa reações que modificam o comportamento das pessoas, comprometendo a sua atenção e retardando seus reflexos e sua capacidade de raciocínio. Outro ato bastante difundido e que provoca acidentes constantemente, bem como notificações de trânsito, é o uso do telefone celular pelo condutor do veículo.
Este panorama demonstra que a educação no trânsito nunca foi tão necessária. Através da educação no trânsito dentro das escolas poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Neste sentido, apesar de registrar o maior aumento no número de suspensões de documentos, Arapongas possui um programa que é referência para todo o Paraná, com uma escolinha de trânsito bem estruturada e com a parceria entre Guarda Municipal e Polícia Militar, notadamente os dois principais órgãos fiscalizadores do trânsito urbano.
Portanto, investimentos desde as primeiras idades podem levar ao desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito. Esta é a única maneira para resolver o problema das infrações de trânsito, que tanto contribuem para o acontecimento de acidentes.