CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã alerta para surto de catapora

Ivan Maldonado

| Edição de 19 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã publicou nota alertando sobre um aumento nos casos de varicela no município. Dez crianças de uma creche da cidade ficaram doentes com o surto e outros casos isolados vem sendo registrados.

De acordo com o secretário de saúde, Claudemir Martins, a varicela - doença também conhecida como catapora - é mais frequente em crianças (principalmente as com menos de 10 anos), mas pode também atingir adolescentes ou adultos. Os sintomas começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. “Além de manchas vermelhas e bolhas no corpo, a doença também causa mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa”, explica Martins.

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã alerta para surto de catapora


Ainda segundo Martins, nas crianças, a varicela é benigna em quase todos os casos (exceto em crianças imunodeprimidas ou recém-nascidos). “No máximo ela pode deixar algumas eternas cicatrizes. A varicela é muito contagiosa e é transmitida entre as crianças através de minúsculas gotículas de saliva, em espirros, por exemplo, ou até durante a fala”.
Ele também alerta aos pais com crianças com catapora, que não as levem a escola por cerca de 10 dias. “Assim, evita-se o contágio de outras crianças. A transmissão continua até que as vesículas sejam transformadas em cascas, então neste período o portador deve permanecer em casa evitando aglomerações de pessoas”. 
Uma grávida que nunca teve varicela no passado ou que não foi vacinada deve evitar qualquer contato com pessoas contaminadas pela doença. Em caso da doença em mulheres grávidas, avise imediatamente os profissionais de saúde. 
A doença pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que se estende do fim do inverno até a primavera (agosto a novembro). Sendo comum, neste período, a ocorrência de surtos em creches e escolas. 
Em geral, a catapora pode ser diagnosticada facilmente por um profissional de saúde, em função das lesões visíveis e dos sintomas associados, e é sempre bom procurar logo uma Unidade de Saúde para que possa receber as orientações necessárias. 
O melhor meio de prevenção da varicela é a vacinação. Desde meados de 1980, existe uma vacina contra a varicela que pode ser utilizada desde os 12 meses de idade até os 04 anos de idade.