POLÍTICA

min de leitura - #

Ivaiporã busca investimentos através do Estado

Ivan Maldonado

| Edição de 10 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSL) cumpre agenda na próxima sexta-feira na Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), em Curitiba, onde vai apresentar o projeto Geo Park.

Na semana passada, Amaral já se reuniu com o diretor presidente da agência, José Eduardo Bekin e o gerente de desenvolvimento econômico Jean Carlos Alberini. Na pauta foram tratados o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) criado pelo Governo do Estado. Durante a reunião, foram discutidos novos investimentos no município, incluindo projeto de Parceria Público Privada (PPP) do Geo Park e a instalação do abatedouro da Jaguafrangos.
Miguel Amaral elogiou o PMAI que, segundo ele, foi criado para auxiliar os municípios a construir um novo plano de desenvolvimento e auxiliar na melhoria do ambiente de negócios do município, tornando o mais atrativo e eficiente. “Estamos trabalhando nisso e vamos levar nesta semana na agência o projeto do Geo Park. Vão participar da apresentação, o arquiteto do projeto, Fabiano Bitencourt e os diretores do Instituto Internacional Chico Mendes, parceiros no preojto. “O Eduardo Bekin vai analisar o projeto junto conosco para trabalharmos na estratégia. Trabalho firme nesse projeto, porque entendemos que o turismo gera emprego e renda, enfim é uma indústria limpa”, diz. 
O prefeito destaca que a prefeitura vem atuando na viabilização de outros projetos para o município. “Além de estarmos trabalhando com a PPP na área de turismo por indicação do próprio governador Ratinho Junior, que tem dado todo o apoio, também temos trabalhado em outra frente que é a industrialização. Como é o caso do abatedouro de aves da Jaguafrangos” relata Amaral. 
O prefeito adianta que as negociações junto ao Governo do Estado têm avançado bastante. “A Jaguafrangos vai ter os incentivos fiscais através do Programa Paraná Competitivo. A empresa está se adequando e faltam apenas alguns documentos para que o governador libere o investimento em Ivaiporã”. 
Já o projeto GeoPark é uma Parceria Público Privada (PPP) que pretende construir em Ivaiporã um parque ecológico nos moldes do Eden Project, localizado na Cornualha, Inglaterra. (IVAN MALDONADO)