CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã comemora 56 anos de emancipação política

Ivan Maldonado

| Edição de 18 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Hoje Ivaiporã comemora 56 anos de emancipação política e administrativa. Por conta da crise financeira do país, não haverá a tradicional festa organizada pela Prefeitura. Na atualidade, Ivaiporã conta com uma população estimada pelo IBGE em 32.720 habitantes, distribuída por vários bairros e pelos distritos de Jacutinga, Santa Barbara e Alto Porã. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã comemora 56 anos de emancipação política

Com uma agricultura forte, voltada principalmente à produção de soja, milho, trigo, Ivaiporã é reconhecida e consolidada também como um polo regional nas áreas da saúde e educação de 16 municípios da região, que congrega aproximadamente 140 mil pessoas. No setor de segurança é sede da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, 54ª Delegacia Regional de Polícia e do 1ª Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros. 
Com uma comunidade preocupada em preservar os costumes locais, a história, a cultura e a beleza natural Ivaiporã é uma cidade de gente feliz. 
É o caso do agricultor mineiro aposentado, Afonso Prudêncio Sobrinho. Morador no município há 44 anos, ele diz que foi atraído pelas terras férteis. “Ivaiporã me deu todas as oportunidades, aqui pude criar meus filhos e daqui não pretendo sair. É uma cidade bonita e muito gostosa de se morar” 
O comerciante Benedito Inácio da Costa diz que aprecia a vida em Ivaiporã. Segundo ele, embora seja uma cidade pequena, é atrativa, principalmente em razão da segurança. “Estive fora por quase 20 anos, em Londrina e no Japão. Mas Ivaiporã tem uma vantagem que cidades grandes não dão, mantém a qualidade de vida de uma cidade com segurança, e com convívio familiar”, ressalta. 
A gerente de uma loja de calçados, Marilene Furlanetto foi morar em Ivaiporã há 15 anos. “É uma excelente cidade. Gosto daqui pelas pessoas que são acolhedoras. É uma cidade onde o comércio tem de tudo, temos bons médicos, boas escolas, com ótimas áreas de lazer, é muito bom morar em Ivaiporã”, assinala Marilene. 
Helder Scorpioni, técnico em eletrônica reside em Ivaiporã há 5 meses. “Na verdade eu fiquei morando em Maringá por seis anos, aprendi uma profissão e retornei. Até fiquei surpreso com a evolução que aconteceu na cidade. A ideia é não sair daqui nunca mais”, relata Scorpioni. 
O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) que é nascido em Ivaiporã, destaca que a cidade fica melhor a cada ano. “Graças ao trabalho desse povo, conseguiu transformar o nosso Sapecado (primeiro nome de Ivaiporã) em uma cidade moderna, e com capacidade de atração de novos investimentos. Ainda, temos muitos desafios pela frente, mas nossa luta e de toda população é para deixá-la cada vez melhor”, afirma Miguel Amaral. (IVAN MALDONADO)