CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã defende ação antidrogas regional

Ivan Maldonado

| Edição de 29 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O projeto Valorizando a Vida, que está na sua terceira edição, será lançado na próxima segunda-feira em Ivaiporã. Com objetivo central combater o uso de drogas entre adolescentes e jovens através de projetos educacionais na rede de ensino, a iniciativa conta com profissionais da área de psicologia, serviço social, e outras entidades da área que abordam a educação para valores, com ênfase central na prevenção. Neste ano, a meta é tornar o programa intermunicipal.

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã defende ação antidrogas regional

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, o desenvolvimento do trabalho é realizado através de ciclos de palestras, com duração de 30 a 60 dias com encontros semanais, onde são apresentados vídeos, depoimentos de pessoas usuárias de drogas. Também são desenvolvidas práticas educativas junto aos pais.
“Graças a Deus nestes dois últimos anos conseguimos resgatar vários adolescentes, que já estão inclusive no mercado de trabalho e dando sequência numa vida normal voltada a sociedade”, explica Gerturdes. O programa também trabalha com a prevenção da violência contra a criança, e a violência no trânsito.
Para este ano, segundo a secretária, a ideia é envolver os demais municípios vizinhos no programa. Para isso, foi realizada ontem, uma reunião com os municípios de Jardim Alegre, Lidianópolis, São João do Ivaí, Lunardelli, Arapuã e Ariranha do Ivaí.
“A dependência é uma doença que não atinge só Ivaiporã. Por isso, convidamos os municípios vizinhos para fazerem parte do projeto. Não adianta trabalhar somente Ivaiporã, estamos muitos próximos e muitas vezes conseguimos um trabalho, mas os traficantes acabam saindo daqui e se instalando nas cidades vizinhas”, assinala Gertrudes.
Para o tenente da Polícia Militar, Gabriel Ferreira Pinto de Oliveira, é importante que as ações de combate a droga sejam regionalizadas. “Quanto mais próximo da população, quanto mais próximo à organização estiver ao seu objetivo fim, que é nossa juventude, mais chance tem o projeto de lograr êxito”, completa Oliveira.
O projeto “Valorizando a Vida conta com a participação de diversas entidades nas áreas de saúde e educação, além do poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Tutelar, entre outros.