CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã distribuirá 2 mi de sacos de lixo

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Representantes da Paschoal Engenharia e do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Ivaiporã apresentaram a diretores de escolas da rede pública e particular e coordenadoras dos  CMEI’s mais uma etapa do Programa Lixão Zero.

Com investimento de R$ 3,8 milhões do governo federal, o programa vai adquirir caminhões e equipamentos, estruturar a cooperativa de reciclagem, usina de compostagem, além de distribuir mais de 10 mil cestos de lixo e cerca de 2 milhões de sacos para a separação de resíduos orgânicos e material reciclável.
Outras reuniões semelhantes já foram realizadas com representantes da agricultura, associação comercial, empresários e representantes de supermercados. O padrão que será adotado pelo município, a partir do mês de novembro, quando deve iniciar a distribuição dos recipientes, é o saco marrom para a separação dos resíduos orgânicos e o saco branco de ráfia para a acomodação dos materiais recicláveis. Também serão distribuídas cartilhas para mostrar à população a forma adequada de separação desses resíduos. “As escolas serão agentes muito importantes na disseminação da informação, como a questão da educação ambiental, e queremos contar com o apoio dos comerciantes para nos ajudarem na formatação dos ecopontos, onde terão banners e pontos de retiradas dos sacos”, comenta Alcides Pascoal, responsável pela empresa foi contratada pelo município para aplicação do programa.
Pascoal explica que a população será informada sobre quais resíduos podem ser separados como orgânico e de que forma esse composto poderá ser utilizado, após seu processamento. 
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, participou da reunião e falou do grande empenho para a conquista desses recursos para Ivaiporã. Apenas cinco cidades do Paraná foram contempladas com esse programa, que será uma revolução na questão do tratamento de resíduos sólidos e educação ambiental no município.