CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã e Cambira tem mortes por covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais dois óbitos  por coronavírus foram registrados nesta sexta-feira nos municípios de Ivaiporã e Cambira. Em 14 municípios, mais 128 pacientes foram diagnosticados, elevando para 4.137 o número total de registros desde o início da pandemia na região, que soma 109 óbitos.

Em Ivaiporã, o Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã divulgou que o paciente que faleceu era um homem de 75 anos portador de comorbidades que ficou internado no Instituto de Saúde Bom Jesus por aproximadamente uma semana, e morreu na sexta-feira (6). Com mais essa perda, Ivaiporã registra agora nove óbitos.  A cidade tem ainda outro morte em investigação e confirmou nove novos casos de covid-19.
A confirmação do primeiro óbito por coronavírus de Cambira foi feita no início da tarde pela Prefeitura Municipal. O paciente Antônio Rodrigues de 88 anos, conhecido como Toninho Latoeiro, era bastante conhecido na cidade e a morte causou comoção.
O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires decidiu prorrogar por mais uma semana o decreto que aumentou o rigor contra aglomeração e que encerrava na sexta-feira (07). “É o caso do toque de recolher, com fechamento de bares e lanchonetes às 22 horas, proibição de jogos coletivos, aglomeração acima de quinze pessoas em qualquer evento”, explica Toledo. 
Ele alerta para atenção dos cidadãos para a questão principal - segundo ele - do toque de recolher após às 22h em todo município. Recentemente já foram registradas ocorrências de reuniões e festas em Cambira.

CASOS
Arapongas foi o município com maior registro de novos casos na sexta. Foram 52  confirmações, sendo Entre os casos confirmados estão 29 pacientes do sexo feminino com idades entre 1 e 75 anos. Do sexo masculino foram diagnosticados 23 pacientes idades entre 3 e 89 anos.
Em Apucarana, mais 27 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus em Apucarana. Segundo boletim desta sexta-feira (7), divulgado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), são 11 homens com idades entre 8 e 75 anos, e 16 mulheres com idades entre 23 e 73 anos.  Agora o município contabiliza um total de 725 diagnósticos positivos com 589 recuperados, desde o início da pandemia. A autarquia aguarda resultados dos exames de 195 pessoas. Entre os pacientes internados, estão quatro pessoas da mesma família. Os pacientes são mulher de 30 anos que deu à luz há 5 dias está entubada na UTI do Providência, O pai dela, uma irmã e também o bebê recém-nascido. Todos estão na UTI. O caso foi comentado na live desta sexta-feira do prefeito Junior da Femac.