CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã inaugura Praça do Japão na próxima semana

Da Redação

| Edição de 10 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, conferiu ontem o andamento da obra de construção da Praça Japão, que terá programação especial de inauguração com o 1º Festival Japonês. A obra será inaugurada na próxima sexta-feira na abertura do evento.

No sábado (17), a programação continuará com apresentações culturais, barracas gastronômicas e espaço destinado às crianças. Miguel Amaral passou pela obra acompanhado dos diretores dos Departamentos Municipais de Cultura, Amanda Amaral Rafael, Obras, Bruno Montoro, Meio Ambiente, Alaercio Bufalo e Esporte, Edgar Aguiar – além dos membros da direção Associação Cultural Esportiva Nikkei de Ivaiporã (Aceni). 
Durante a visita, o prefeito parabenizou o empreiteiro Fernando Matias – proprietário da empresa Campos Verdes, pela execução da obra e a equipe do Departamento Municipal de Obras pela dedicação ao projeto de construção da Praça Japão. “Trata-se de uma homenagem à colônia japonesa que reside no Paraná e uma forma de incentivar a cultura japonesa e o turismo temático no município”, declarou Miguel Amaral. 
O presidente da Aceni, Sunao Yotsumoto, se mostrou surpreso com os detalhes da Praça Japão, uma vez que visitou a obra apenas no início dos trabalhos. “A diretoria da Aceni irá se reunir para definir a melhor forma de cuidar da Praça Japão, cuja obra surpreendeu pela qualidade e detalhes”, informou Sunao Yotsumoto. 
O espaço público terá minimuseu, lago de carpas coloridas, iluminação nipônica, bancos e portais com paisagismo de acordo com a cultura japonesa. 
Segundo o responsável pela execução da obra, Fernando Matias, serão colocadas 150 carpas coloridas, na próxima semana, com o objetivo de observar o comportamento dos peixes. “Foram construídas 2 cascatas para garantir o oxigênio adequado das carpas coloridas”, informou Fernando Matias. 
O 1º Festival do Japão será realizado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio dos Departamentos Municipais de Cultura, Obras, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, e pela Aceni.