CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã incentiva preservação da Mata Atlântica

Da Redação

| Edição de 08 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com duas unidades de conservação com uma área equivalente a 2 mil campos de futebol de floresta preservada, a prefeitura de Ivaiporã lança o projeto Fragmentos da Mata Atlântica. A ação, que visa criar um  elo social e ambiental por meio dos Departamentos Municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social tem como foco a defesa do Parque Natural Municipal Mata do Placídio e Estação Ecológica Faian.
O projeto tem como objetivo preservar espécies nativas em risco de extinção com monitoramento, pesquisa científica e educação ambiental.
Crianças e adolescentes atendidos pelos projetos do Departamento Municipal de Assistência Social passam por oficinas e desenvolvem trabalhos de preservação da flora, fauna e da água para criar um Desfile Alegórico Ambiental, que será realizado no dia 21 de setembro (Dia da Árvore) – com alas, fantasias e adereços criados e confeccionados a partir de materiais recicláveis, arrecadados por meio de campanha envolvendo a população.
A meta é incentivar gerações conscientes a preservar a vida nas unidades de conservação. Levantamento recente da flora na Estação Ecológica Faian identificou várias espécies, como, por exemplo, rabo-de-bugio, que é ameaçada de extinção, ora-pro-nóbis e angico-vermelho.
“O município de Ivaiporã possui uma área equivalente a 2 mil campos de futebol do Bioma Mata Atlântica. Pode parecer bastante. Mas, se observar que restam apenas 12,4% do total da floresta que existia originalmente, é possível perceber a importância da preservação para que as gerações futuras possam aproveitar os benefícios que a natureza oferece”, defendeu a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski.