CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã leva flores para espaços públicos

Ivan Maldonado

| Edição de 15 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O programa “Ivaiporã Mais Florida” está mudando o visual da cidade. A ação que começou em outubro, com a instalação do viveiro de mudas no Parque Ambiental Jardim Botânico, visa melhorar o paisagismo de áreas públicas com espécies adequadas para o município. O projeto é ousado e, segundo a prefeitura, além de levar manutenção da jardinagem continuamente, a meta é plantar mais de 300 mil flores até 2020. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã leva flores para espaços públicos

A servidora pública Marilza Biancato, coordenadora do programa municipal relata que o programa já está presente em alguns locais da cidade. “Começamos a produzir as primeiras sementes (10 mil) em outubro com produção de sálvia, petunia, vinca e boca de leão que foram usadas para revitalizar o centro no período natalino, principalmente as Praças Henrique Portelinha e Manoel Teodoro da Rocha, e na rotária na entrada da cidade frente ao Posto Ivaiporã”, detalhe. 
O objetivo do programa, segundo ela, é plantar mudas nos canteiros centrais, praças e prédios públicos e depois levar para toda a cidade. “Como é um projeto novo, produzimos nesses primeiros meses 30 mil mudas. Estamos com a segunda remessa de flores pronta e a partir de agora o programa será ampliado. Além de dar a manutenção no que já foi plantado, vamos começar a decorar a Avenida Ladislao Gil Fernandez e gradualmente levar o programa para as praças e outros locais”. 
De acordo com o prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB), o “Ivaiporã Mais Florida” vai também envolver os moradores. "Este ano vamos dar uma maior dimensão ao programa. Não é só da área pública, queremos também incentivar a população a florir suas fachadas, varandas e janelas”, analisa. 
Como incentivo, Miguel Amaral diz que a Prefeitura vai ofertar cursos e oficinas de floricultura e, no futuro, distribuir as mudas para os moradores. “Vamos ampliar o viveiro e nossa equipe de paisagistas, pois queremos também disponibilizar as mudas. Queremos desafiar todos os moradores e comerciantes a contribuírem se comprometendo a cuidar das plantas e a manter a beleza das ruas, transformando Ivaiporã numa cidade mais alegre, colorida e embelezada", completa. 

CUSTOS
Ainda segundo, a coordenadora do “Ivaiporã Mais Florida”, Marilza Biancato, o custo das mudas foi a principal motivo pelo qual a Prefeitura optou em construir o próprio viveiro de flores. “Antes, quando íamos plantar, a prefeitura comprava mudas, mas era muito caro, ficava muito difícil manter a cidade florida. No nosso viveiro o custo caiu bastante, uma muda de R$ 1,00 aqui nós produzimos por R$ 0,30”, ressalta Mel.