CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã pesquisa uso de álcool por jovens

Ivan Maldonado

| Edição de 14 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Levantamento inédito sobre a drogadição realizado pelo projeto “Valorizando a Vida/2018” do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Ivaiporã apontou números alarmantes. Segundo a pesquisa,  realizada com 658 estudantes, 65% deles já fizeram uso de álcool e 20% admitiram já ter experimentado maconha. 
Os dados foram apresentados durante reunião no Centro da Juventude, na Vila Nova Porã. A coleta dos dados ocorreu durante palestras educativas de combate ao uso de drogas apresentadas em escolas municipais e estaduais e 80% dos questionários foi respondido por alunos entre 10 e 13 anos. 
Os dados revelam ainda  que 42,5% dos jovens já experimentaram tabaco. A pesquisa também mostra algum tipo de envolvimento dos adolescentes com drogas ilícitas.  Pelo menos 20,5% relataram já ter experimentado maconha e 4,5% cocaína. Em relação ao crack nenhum estudante admitiu uso.
Conforme a secretária de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, os resultados do levantamento são assustadores. “Cada vez mais os jovens estão fazendo uso das drogas. As estatísticas diziam que os adolescentes começavam a fazer uso a partir dos 14 anos. Hoje estamos com alunos com 12 anos fazendo uso, principalmente do álcool, que é a verdadeira porta de entrada para as drogas ilícitas, tendo efeitos sociais mais graves”, avalia.
O encontro, segundo Gertrudes teve como objetivo encontrar soluções para esse problema de drogadição que vem afetando cada vez mais os jovens do município. 
“Foi uma roda de conversa muito positiva. Juntos, vamos começar uma campanha para conscientizar os comerciantes e donos de bares para que não vendam cigarros, bebidas e narguilé”, enfatiza Gertrudes. 
Ainda segundo Gertrudes, também ficou acertada que Polícia Militar e Polícia Civil estarão intensificando o monitoramento aos bares do município. “A partir deste momento quem for pego fornecendo álcool ou cigarro para adolescentes, com certeza, será penalizado”, completa. 
Participaram da reunião, integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Promotoria de Justiça, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo Regional de Educação, Departamento Municipal de Educação e Grêmios Estudantis, dentre outros.