CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã reinicia obras da Praça França

Da Redação

| Edição de 27 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã colocou ontem 7 bancos na Praça França, onde foi instalada a réplica da Torre Eiffel –, dando sequência ao projeto que visa fortalecer o turismo temático no município. Dessa forma, o espaço público oferece mais comodidade especialmente aos idosos e grávidas que desejam passar momentos de lazer. A obra foi reiniciada após um intervalo para as comemorações do aniversário da cidade.

O projeto, que consiste na revitalização do canteiro central da Avenida Souza Naves – entre a Prefeitura e a Praça Manoel Teodoro da Rocha – criando a Praça França, inicia na rotatória em frente à Prefeitura e inclui 5 trechos: rotatória, Torre Eiffel, triângulo, revitalização e retorno em frente ao Edifício Onnix.
Diariamente, a réplica da Torre Eiffel é visitada por moradores do município e de outras cidades. Segundo a prefeitura, as Praças França, Japão e Espanha não visam apenas o turismo temático. A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento de Cultura, lembra que os espaços públicos também podem ser utilizados para realização de apresentações culturais e festivais típicos em datas comemorativas. 
“Nesse sentido, é importante que a população ajude a preservar qualquer espaço público, evitando jogar lixo ou sujar a pintura. Muitas pessoas são favoráveis ao desenvolvimento do município, mas o cidadão precisa ser fiscal daquilo que é publico. Afinal, cidades como Maringá, Blumenau, Gramado ou Curitiba, por exemplo, recebem milhares de visitantes, porque o poder público apostou no turismo, gerando emprego e renda”, exemplificou o prefeito Miguel Amaral. 
COMÉRCIO
As empresárias Francieli Pascziernik e Isabella Razalkiewicz Alves aproveitaram o espaço para fazer um ensaio com semijoias. “A Praça França está muito bonita e agregou valor à cidade e ao comércio. Acredito que a expectativa no Natal é muito grande, porque as pessoas virão visitar as Praças Franças e Japão, bem como as lojas de Ivaiporã”, comentou Isabella Razalkiewicz. 
Segundo Francieli Pascziernik a Praça França é um ponto turístico de Ivaiporã e da região e com a colocação dos bancos ficou mais agradável. “Achei muito bacana o investimento”, afirmou. 

Lago de carpas
é esvaziado
Muita gente que passa pela Praça Japão se pergunta a razão pela qual o lago ornamental, um dos principais atrações do espaço, se encontra vazio. De acordo com a Prefeitura de Ivaiporã, houve problemas com o equipamento de aeração da água e com o clima mais quente havia o risco de mortandade dos peixes além da proliferação do mosquito transmissor da dengue. A Prefeitura promete solução para breve. 
Conforme o prefeito Miguel Roberto do Amaral foi uma medida preventiva. “A bomba instalada não estava dando conta. Agora vamos comprar uma nova para reforçar o sistema e melhorar a oxigenação da água e filtrar mais para que o mosquito da dengue não se instale ali”.
O prefeito acredita que até a primeira quinzena de dezembro o problema será resolvido. “A compra do Poder Público é um pouco mais demorada que no setor privado, já que se necessita de licitação. Mas acredito que nos primeiros dias de dezembro essa situação já tenha sido resolvida”, esclarece Miguel Amaral. (IVAN MALDONADO)